Skip to content

Crise hídrica: Codevasf relata trabalho de proteção ao Rio São Francisco

18/05/2017

No dia de ontem, técnicos do Operador Nacional do Sistema Elétrico anunciaram que o reservatório de Sobradinho está com apenas 14,27% de sua capacidade. No mesmo Rio São Francisco, o reservatório de Três Marias está com 30,83% da sua capacidade e Itaparica com 19,19%. Fontes extraoficiais dizem que a Bahia tem 50% de sua energia gerada no sistema eólico, estando em funcionamento quase 100% das caríssimas termoelétricas.

Kênia Marcelino, presidente da Codevasf, expôs, hoje, aos participantes da  Plenária Ordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), que ocorre em Recife (PE) até amanhã, sexta-feira (19), o trabalho desenvolvido pela instituição para lidar com o cenário de agravamento da escassez hídrica e indicou as providências que estão sendo adotadas para suporte aos projetos públicos de irrigação mantidos pela empresa na bacia do São Francisco.

De acordo com a Presidente da Codevasf, mais de R$ 35 milhões foram investidos somente em 2015 na instalação de sistemas de bombeamento flutuante – que permitem a captação de água para os projetos de irrigação mesmo com a redução da vazão do rio São Francisco – e em ações de desassoreamento.
“Os projetos públicos de irrigação da Codevasf estão sendo continuamente equipados com infraestrutura para captação nesse contexto de redução dos níveis da água ao longo do rio São Francisco e na barragem de Sobradinho”, afirma Kênia Marcelino.

Ela destaca que intervenções são necessárias não apenas para garantir irrigação e travessia, mas principalmente abastecimento humano.

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: