Skip to content

15º Congresso de Iniciação Científico da FASB é encerrado com novo recorde de público

15/05/2017

A Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB) encerrou no último sábado (13) a programação da 15ª edição do Congresso de Iniciação Científica (CIC). Mais uma vez, o evento superou as expectativas ao atingir a marca de 1,2 mil inscritos, consagrando-se mais uma vez, como o maior evento científico do oeste da Bahia. Com o tema “Tecendo a pesquisa científica na FASB”, foram oferecidos ao longo de quatro dias uma extensa programação com cerca de 110 palestras e minicursos das mais diversas áreas do conhecimento – Medicina, Saúde e Bem Estar, Jurídica, Ciências Agrárias e Econômicas, Empreendedorismo, Gestão de Negócios, dentre outros.

Destaque para a palestra de abertura do evento com o médico e psiquiatra Jairo Bouer, que trouxe o tema “Impactos da Tecnologia na Saúde e no Comportamento Humano”. Foram selecionados 170 resumos e trabalhos científicos para o Congresso, expostos ao longo de quatro dias, em painéis nos corredores da FASB, e que serão compilados e publicados nos anais do CIC/FASB posteriormente impressos e divulgados eletronicamente como forma de socializar e incentivar a produção científica dos acadêmicos e pesquisadores da FASB e das demais instituições de ensino superior do oeste da Bahia.

A estudante do 7º semestre de Biomedicina da FASB, Tina Rebeca, só foi elogios para o evento. “O Congresso é muito importante para nós alunos porque podemos ter à disposição palestras e minicursos de conteúdos que complementam o que foi trabalhado em sala. O que faz com que consigamos obter melhor desempenho na vida acadêmica e profissional”, explica. Pela primeira vez no evento, a estudante do curso de Enfermagem, Dandara Simões, também fez um balanço positivo. “Pude aprender e compreender melhor o que estou vendo tanto na prática quanto em sala de aula”, afirma.

Ao participar pela nona vez no evento, o acadêmico de Direito, Sanderson Barbosa, afirma que sua trajetória acadêmica teve início na FASB. “Participar do CIC é muito mais que receber carga horária, mas sim uma oportunidade de ampliar o conhecimento em diversas áreas”, afirma. Esse ano, a FASB realizou ao longo dos quatro dias de evento, uma pesquisa de avaliação do CIC, coordenada pela Comissão Permanente de Avaliação (CPA). Cerca de 85% dos participantes inscritos preencheram o questionário. Segundo o professor Igor Madeira, membro da CPA, o objetivo da pesquisa é ouvir os congressistas e os inscritos sobre toda a estrutura do CIC o que visa a trazer oportunidades de melhorias para as próximas edições do evento.

Entusiasmado com o sucesso do Congresso, o diretor acadêmico da FASB, Marden Lucena, destacou que todas as expectativas nesta edição de 15 anos de CIC foram superadas. “A capacidade de praticamente todas as palestras e minicursos foram preenchidas e muitos alunos tiveram que optar por outras atividades, em razão da grande demanda que tivemos esse ano. Comemoramos também uma nova mentalidade dos acadêmicos, que não participam do evento por causa das horas extracurriculares, mas principalmente para ampliar o conhecimento”, explica, ao destacar também a participação de estudantes de outras instituições de ensino superior.

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: