Skip to content

FUNRURAL pode diminuir capacidade de investimento da agropecuária

05/05/2017

É brincadeira? As ações da AIBA suspenderam o recolhimento de 1,1 bilhões de reais até hoje em favor do Funrural. E se a Receita Federal cobrar o retroativo dos últimos 5 anos, este passivo pode chegar a 630 milhões de reais, isto porque uma parte já prescreveu.

Retirar esta montanha de dinheiro da agricultura vai reduzir capacidade de investimento e até de custeio da agropecuária, o único setor econômico que está crescendo no País.

Quem lembra do ano de 1986 e do Plano Cruzado? O tabelamento da carne fez sumir o gado dos frigoríficos e dos supermercados. Para ver se ajeitava a situação, os estados diminuíram o ICMS do gado de 17% para 1%. Pois bem: um mês depois a arrecadação subia de maneira destacada, mesmo com a alíquota 17 vezes menor. Com apenas 1% de Imposto não valia a pena vender sem nota e correr o risco de levar multa pesada no caminho entre a fazenda e o frigorífico.

Se o Governo raciocinasse, reduzia esse imposto, que chega a comprometer 26% da renda líquida do produtor, para algo entre 0,02 ou 0,03% e tudo estava resolvido.

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: