Skip to content

Léo Pinheiro, da OAS, mentiu a Moro pra salvar o próprio couro

20/04/2017

José Aldemário Pinheiro Filho, alcunha Léo Pinheiro, em foto de Ed Ferreira para a Folha Press: um velho, mas ainda mentiroso.

Léo Pinheiro no lugar de se defender em seu interrogatório, hoje, na 13ª Vara Federal Criminal de Curitiba, contou uma versão acordada com o MPF como pressuposto para aceitação de uma delação premiada que poderá tirá-lo da prisão. Ele foi claramente incumbido de criar uma narrativa que sustentasse ser Lula o proprietário do chamado triplex do Guarujá. É a palavra dele contra o depoimento de 73 testemunhas, inclusive funcionários da OAS, negando ser Lula o dono do imóvel.

 
A versão fabricada de Pinheiro foi a ponto de criar um diálogo  – não presenciado por ninguém – no qual Lula teria dado a fantasiosa e absurda orientação de destruição de provas sobre contribuições de campanha, tema que o próprio depoente reconheceu não ser objeto das conversas que mantinha com o ex-Presidente. É uma tese esdrúxula que já foi veiculada até em um e-mail falso encaminhado ao Instituto Lula que, a despeito de ter sido apresentada ao Juízo, não mereceu nenhuma providência. 
 
A afirmação de que o triplex do Guarujá pertenceria a Lula é também incompatível com documentos da empresa, alguns deles assinados por Léo Pinheiro. Em 3/11/2009, houve emissão de debêntures pela OAS, dando em garantia o empreendimento Solaris, incluindo a fração ideal da unidade 164A. Outras operações financeiras foram realizadas dando em garantia essa mesma unidade. Em 2013, o próprio Léo Pinheiro assinou documento para essa finalidade. O que disse o depoente é incompatível com relatórios feitos por diversas empresas de auditoria e com documentos anexados ao processo de recuperação judicial da OAS, que indicam o apartamento como ativo da empresa.
 
Léo Pinheiro negou ter entregue as chaves do apartamento a Lula ou aos seus familiares. Também reconheceu que o imóvel jamais foi usado pelo ex-Presidente.
 
Perguntado sobre diversos aspectos dos 3 contratos que foram firmados entre a OAS e a Petrobras e que teriam relação com a suposta entrega do apartamento a Lula, Pinheiro não soube responder. Deixou claro estar ali narrando uma história pré-definida com o MPF e incompatível com a verdade dos fatos. 
9 Comentários leave one →
  1. O Observador permalink
    20/04/2017 21:23

    Faça-me rir jornalista! Quer dizer que o depoimento do tal Leo Pinheiro só não seria fantasiosa se ele apresentasse uma gravação do ex-presidente ladrão com o tal diálogo? Palocci tá querendo falar também…será que inventará? Sua tentativa de fabricar historinhas para apaziguar os crimes que seus ídolos cometeram chega a ser patético Sampaio! Vá se tratar.

    Nota da Redação:
    Que ídolos, cara-pálida? Quero todos os culpados na cadeia, inclusive Lula. Mas sem esquecer de Temer, seu ministério, os 28 senadores e todos os deputados envolvidos. Só que o papo do velhinho é manobra clara para escapar da cadeia, como aconteceu com Marcelo Odebrecht. Vc acha que o Palocci está feliz na cadeia? Vai contar tudo que o MPF e Moro desejarem. Ou vão fazer como Marcos Valério, que vai envelhecer na cadeia pra não dedurar ninguém?
    Claramente Léo Pinheiro, um homem velho e frágil, foi pressionado pela turminha do Power Point, que tem muitas convicções, mas poucas provas, cedeu no primeiro momento.
    Sair de uma República de Ladrões como foi o tempo de Lula e Dilma e entrar no tempo de uma justiça discricionária e ditatorial, na maioria dos momentos atropelando os mais singelos princípios legais, faz pouca vantagem.
    Leia esta matéria: http://www.conjur.com.br/2016-out-26/onu-aceita-preliminarmente-denuncia-lula-moro e depois me diga se esta é uma posição particular deste velho jornalista.
    Ou todos os desonestos vão para a cadeia ou nos locupletemos todos.
    Que se restaure a moralidade, inclusive no Judiciário, foco dos mais contaminados pela corrupção e pela hipocrisia.
    Este seu desejo de querer justiça a qualquer preço é que precisa da observação e diagnóstico de um analista psiquiátrico, de preferência seguidor de Freud, para explicar seus traumas de infância.
    Você, meu caro leitor, precisa ler mais e formar a sua opinião a partir de todas as correntes de pensamento e não só destes gritos de guerra da coxinhada

    • O Observador permalink
      21/04/2017 2:00

      Você só pode ser sádico mesmo!!! Chega de teorias da conspiração…você precisa ler mais! O fato da ONU (simpática ao ex-presidente) aceitar analisar uma petição dele, não significa que ele seja inocente! Eu espero, sinceramente que no fundo você não acredite em tudo que escreve e só o faz por um dever ideológico…caso contrário, é um caso de tratamento mesmo!

  2. Julio Soares permalink
    21/04/2017 0:20

    Com essa eu paro de aconpanhar esse blog..
    Vergonha!
    Nota da Redação:
    Isso mesmo. Faça isso. E continue acreditando em duendes, fada do dente, coelhinho da páscoa e papai Noel. Você, caro leitor, não aceita opiniões divergentes das suas talvez porque viva em um mundo dicotômico, antagonista, sem saber que entre o preto e o branco existem alguns tons de cinza. Léo Pinheiro foi pressionado pelo jardim de infância do MPF e cedeu no primeiro aperto. Que futuro teria um homem velho e frágil na cadeia? Nenhum. Delatou pelo texto de Deltan Dalagnol e deu por encerrada sua carreira.
    Em tempo: antes de P e B coloque um M companheiro.

    • Julio Soares permalink
      21/04/2017 2:27

      A fotografia de Lula e Marisa em vistoria ao triplex também é montagem do MPF? Ou Lula estava com tanto tempo vadio que foi visitar um apartamento da OAS?
      Não sou eu quem não aceito opiniões contrárias, este blog que é tendencioso, vergonhoso, lastimável!
      Em tempo, o erro de português decorreu de eu estar usando o celular, mas poderia sim ser uma falta de instrução! É assim que você trataria um leitor de poucas letras?
      Seu ataque gratuito era dispensável!
      Passar bem e boa sorte.. você vai precisar para continuar mantendo esse blogzinho no ar com tão pouca responsabilidade jornalística!

  3. Hiran Abif permalink
    21/04/2017 1:23

    Tem que delatar mesmo. Temer e cia ltda., tem ir para o ralo junto com Lula, Dilna e o resto. São todos bandidos. De qualquer forma, acho que o editor deste site puxa muito a brasa para o PT. Você caro Sampaio é um homem inteligente e escreve para pessoas inteligentes, mas parece que força no sentido de querer não ver o que esta acontecendo. O Brasil foi dominado por corruptos desde a redemocratização. Tem gente que afirma que tem saudade da ditadura e que por mais opressora que ela tenha sido, não havia tanta corrupção. É um absurdo que todos os presidentes eleitos desde 1985 tenham praticado de alguma forma de algum tipo de corrupção. Na minha opinião todos deveriam ser presos e cumprir pena na cadeia, pois junto com essa Odebrecht roubaram para benefício próprio o dinheiro do povo brasileiro. Nosso congresso é uma vergonha, nada neste país é sério, parece que tudo tem rolo e propina, a previdência pública está quebrada, políticos só querem vantagens, pagamos os maiores impostos e as mais altas taxas de juros do mundo e você parece que tenta justificar ou defender esse bando de ladrões. Deixe que vão todos p cadeia, seja Aécio, Lula ou o resto. São tudo farinha do mesmo saco.

    Nota da Redação:
    Pela primeira vez concordo com um dos teus comentários. Mesmo que não concordasse, defenderia sempre o direito de você expressar a tua opinião.

  4. Pedro permalink
    21/04/2017 8:29

    Sampaio precisa moderar mais as matérias e comentários. Nao o conheço, mas é muito claro que o senhor é muito tendencioso pelo modelo Lula (Dilma), CUT, MST, UNE, Lindiberg, Gleisi, HSC, presos, etc… esquece que estamos passando por um momento histórico de “limpeza e moralização”. Isso será representativo para nossos filhos e netos.
    “Deixe que vão todos p cadeia, seja Aécio, Lula ou o resto. São tudo farinha do mesmo saco.”

  5. Lobo permalink
    21/04/2017 11:49

    Incrível como a cegueira é seletiva. A mesma cegueira que produziu batedores de panelas indignados no ano passado com suas camisas amarelas e mantem essa mesma massa no curral, apesar das barbaridades que estão ocorrendo. Não existe justiça quando a falta de provas é substituída pela sua fabricação. Lula é culpado de muita coisa errada, talvez até desse triplex, mas a condução de seu processo afronta minimamente que se afasta a histeria ideológica e raivoso e observa apenas os fatos.

  6. Lobo permalink
    21/04/2017 11:52

    …minimamente aqueles que buscam se afastar da histeria ideológica e raivosa e apenas observam objetivamente os fatos.

  7. jose de oliveira permalink
    22/04/2017 17:29

    Desde que surgiu o primeiro partido politico no Brasil existe financiamento empresarial através do chamado caixa 2 ou falsidade ideológica eleitoral. Também desde aqueles idos a fonte de custeio do caixa 2 sempre foi objeto de dinheiro sujo. Sobrepreços de obras e serviços públicos bem assim de sonegação fiscal. A questão é que tanto a justiça eleitoral quase sempre fez vistas grossas sobre o caso e sempre aprovou as contas de campanha. Os partidos adversários se mantiveram silentes porque estavam no mesmo barco. O tema em apreço aflorou na operação lava jato em razão do refino do ódio advindo do PSDB contra o PT e o patrocínio da Globo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: