Skip to content

Prefeitura de Barreiras volta a ofertar exame de Mamografia

04/04/2017

A realização dos exames de mamografia voltou a ser feito na Unidade de Saúde Leonídia Ayres. A mamografia é um exame de imagem, podendo ser compreendida como um Raio X das mamas, um procedimento para detecção precoce do câncer de mama. Por dia, são realizados cerca de 30 atendimentos.

Conforme o Secretário Municipal de Saúde a realização desse exame é fundamental para a saúde da mulher e a prevenção do câncer. “comprovadamente, a mamografia ajuda a salvar vidas. Para efetivar o atendimento e prevenir o câncer de mama, as mulheres precisam procurar uma unidade de saúde mais próxima para o exame clínico e o encaminhamento para a realização da mamografia. A Prefeitura de Barreiras através da Secretária de Saúde está realizando esses exames de forma rápida e eficaz”, disse Tiê Araújo.

De acordo com as Técnicas de Radiologia, Samanta Batista e Jossivânia de Araújo, a mulher a partir dos 45 anos de idade, deve realizar o primeiro exame de mama, mas, quando houver histórico familiar, o ideal a realizar esse exame é aos 35 anos.

“A paciente deve procurar uma unidade de saúde no nosso município munida de documentos pessoais e solicitar a realização desse exame, aqui no Leonídia Ayres, fazemos a triagem em seguida a mamografia. Se nesse momento da realização do exame, percebermos que há alteração, a paciente é encaminhada diretamente para o Hospital da Mulher onde será realizado o tratamento com o mastologista. Em Barreiras são feito as pequenas cirurgias, como os nódulos benignos, os casos mais graves são encaminhados para Salvador”, esclareceram as técnicas.

Para a realização desse exame, a paciente é posicionada em pé, próximo ao equipamento. As mamas serão, uma a uma, comprimidas pelo mamógrafo, horizontal e verticalmente. Embora seja desconfortável, o exame é rápido, a mamografia digital é ainda mais ágil que a convencional.

Samara Xavier, têm 35 anos, realizou o exame antes da idade indicada por ter histórico de câncer de mama na família. “Realizar esses exames é importante para a prevenção. Acredito que não tenho essa doença, mas devido um histórico familiar, antecipei a realização desse exame por precaução”, disse Samara.

O Câncer de mama tem cura, dede que o diagnóstico seja feito cedo e realizado o devido    tratamento. Todo procedimento dura em média 20 minutos e os resultados dos exames realizados no Leonídia Ayres levam cerca de 15 dias para serem entregues ao paciente.

 

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: