Skip to content

Salsicha na merenda escolar deveria ser proibida

17/03/2017

Papelão na salsicha, diz a Polícia Federal. Então deve ser por isso, pelos preços baixos da salsicha, que todos os prefeitos a colocam como principal fonte proteica na merenda escolar.

Estamos alimentando os cérebros das crianças com papel. Está tudo explicado.

Veja mais algumas nojeiras usadas nos alimentos processados, não necessariamente nas empresas citadas hoje pela Polícia Federal: 

Pele de porco, secreção de inseto, substância utilizada na fabricação de preservativos… Estes são apenas alguns exemplos de ingredientes nojentos utilizados na fabricação de alimentos processados.

Muito provavelmente, você não tem ideia da quantidade de produtos e substâncias químicas desconhecidas que são acrescentadas nos alimentos industrializados.

Claro, isso não quer dizer que eles não são seguros para comer. As agências sanitárias por todo o mundo gastam muito tempo e energia para se certificar de que você não está comendo certas coisas que não vão matá-lo. Mas a ideia de que algo parece “simplesmente errado”, muitas vezes, não faz parte do cálculo.

Prepare o estômago e confira a primeira parte da lista de ingredientes alimentares com alto índice de nojeira.

Colágeno

O que é: vegetarianos, prepararem-se para ficar chocados! Um dos principais ingredientes que fazem a gelatina ficar com aquela característica “durinha” é o colágeno, uma proteína frequentemente coletada da pele de animais.

Onde é utilizado: a fonte varia de acordo com o tipo de alimento. A gelatina em sobremesas, por exemplo, vem principalmente da pele do porco. O colágeno também pode ser encontrado em cereais, iogurte, doces, e alguns tipos de creme de leite. (Confira o rótulo).

Carne mecanicamente separada

O que é: este tipo de carne é recolhida a partir de carcaças de animais depois que todos os cortes de músculo foram removidos. A carne mecanicamente separada pode conter pedaços de osso, cartilagem e outras partes que, posteriormente, se transformam em uma pasta (massa).

Onde é utilizada: a carne mecanicamente separada pode custar até 10 vezes menos do que outros tipos de carnes e é exatamente por causa do preço, que ela é exclusivamente utilizada para fabricação de certos produtos, como salsichas e hambúrgueres.

Goma-laca

O que é: cubram os olhos amantes dos doces. Aquela cor bonita e brilhante de algumas guloseimas, como as jujubas, são muitas vezes revestidas com laca, uma substância pegajosa derivada de secreções da fêmea Kerria Lacca, um inseto nativo da Tailândia.

Onde é utilizada: jujubas, pipoca industrializada, doces e balas revestidas com um brilho. A goma-laca também pode ser chamada de “verniz de confeiteiro” na embalagem.

Carne mecanicamente separada: utilizada na fabricação de salsichas.

Propilenoglicol

O que é: este produto químico é encontrado em anticongelantes. O propilenoglicol tem propriedades lubrificantes que ajudam na concentração de ingredientes de alguns alimentos. Esta substância também é utilizada na fabricação de preservativos.

Onde é utilizado: refrigerantes, molho para salada, e cerveja.

Benzoato de sódio

O que é: você já bebeu um gole de refrigerante ou suco e sentiu uma sensação de formigamento na sua garganta? Essa reação, pode ser ocasionada pelo benzoato de sódio. Um estudo de 2007 publicado na revista científica The Lancet, descobriu que uma mistura de benzoato de sódio e corantes alimentares estava ligada ao comportamento hiperativo em crianças, embora fosse difícil dizer se os corantes ou conservantes eram o os culpados.

Onde é utilizado: refrigerantes e outras bebidas com gás carbônico, sucos de frutas, molhos para saladas, condimentos e picles.

Dióxido de silício

O que é: o dióxido de silício, também conhecido como sílica, é o principal componente da areia. Esta substância é utilizada para absorver a umidade de alguns alimentos

Onde é utilizado: sais, sopas e creme para café.

2 Comentários leave one →
  1. Felipe permalink
    18/03/2017 1:06

    Parabéns pelo posicionamento…. Em LEM é o que mais tem! É isso já ocorre à anos!! Crianças do ensino fundamental 1 e 2 se alimentando de carnes processadas ao menos 1 vez na semana… (Salsicha/Linguiça/Mortadela/Calabresa)… Isso é errado…

  2. Marcos Silva permalink
    18/03/2017 19:47

    Em todo o Brasil Felipe!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: