Skip to content

O rio dos Cachorros será um problema perene enquanto não se fizer o parque da cidade.

11/02/2017

Entre 14 horas e 24 horas do dia de ontem choveu 88 mm somente sobre a área da bacia urbana do Rio Ponta D´Água, mais conhecido como córrego dos Cachorros, que divide a zona norte da cidade.

Essa região da bacia das cabeceiras do rio tem a grosso modo 3.200 hectares, hoje impermeabilizados pela pavimentação, ruas de terra compactadas e construção civil.

É fácil fazer o cálculo: se cada metro quadrado recebeu 88 litros d’água, precipitaram-se, em pouco tempo, cerca de 2.816.000 metros cúbicos sobre o leito estreito do córrego.

Como já aconteceu em outras vezes, é óbvio que o rio ia extravasar para as suas margens, com todos os contratempos previstos: invasão de casas, interrupção do tráfego e erosão das barrancas.

Devemos agradecer isso às origens do então distrito de Mimoso do Oeste. A Prefeitura de Barreiras liberou, na época, a venda de terrenos nas margens do córrego e em grande parte de suas cabeceiras.

Bezerra assina pré-convênio, no valor de R$ 3 milhões, para finalizar o projeto do Parque da Cidade. Até hoje o dinheiro não chegou.

Bezerra assina pré-convênio, no valor de R$ 3 milhões, para finalizar o projeto do Parque da Cidade. Até hoje o dinheiro não chegou.

Em 2011, o então ministro da Integração Social, Fernando Bezerra Coelho, prometeu no gabinete do prefeito Humberto Santa Cruz a importância de 29 milhões de reais para um projeto, já pré-aprovado, de macro e micro drenagem, que iria contemplar a cidade inclusive com um grande parque de 200 hectares nas cabeceiras do rio, na região leste, e nas margens do rio, depois da devida desapropriação dos terrenos e edificações. Leia aqui. O parque iria absorver grande parte das chuvas que hoje vão direto para a calha do córrego.

Até ontem não tinha chegado nenhum real do referido projeto. Pode ser que hoje ainda chegue.

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: