Skip to content

Chove em todo o Nordeste com abundância. Em LEM já choveu 80 mm até 21 horas

10/02/2017
Açudes secos de todo o Nordeste amanhecerão com o brilho da água.

Açudes secos de todo o Nordeste amanhecerão com o brilho da água.

Em 7 horas choveu 80 mm em Luís Eduardo Magalhães, provavelmente mais do que todo o mês de janeiro. A cidade, que é atravessada pelo Córrego dos Cachorros, em pequeno desnível, ficou dividida em duas partes, pois o riozinho se agigantou e tomou as suas margens.

De qualquer maneira, a notícia é boa, pois a saturação da umidade do solo garante no mínimo mais 15 dias de tranquilidade na lavoura.

Fica melhor ainda quando as previsões são de mais 50 dias de chuva, proporcionados pela Oscilação Madden-Julian, fenômeno gerado no Oceano Índico, via África do Sul, que deve causar intensas chuvas em todo o sofrido Nordeste, principalmente em lugares que há 5 anos não tinham uma boa precipitação.

São muitas os açudes, barragens e barreiros que precisam dessa chuva de porte para recuperar parte de sua capacidade de suprir os nordestinos nos meses de estio.

Ceará, abençoado com fortes chuvas

Padre Cícero Romão deve ter interferido com São Pedro. O Ceará tem desde ontem abundantes chuvas. O município de Porteiras registrou a maior chuva de 2017 no Estado, segundo dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). De acordo a Funceme, entre as 7 horas desta quinta-feira (9) e as 7 horas desta sexta-feira (10), o posto pluviométrico Sítio Saco registrou 128 milímetros.

Outras boas chuvas aconteceram em janeiro no Ceará. Segundo estudo meteorológico da Funceme,  foram registradas precipitações, no dia 26 de janeiro com 125.4 milímetros em Ipaumirim (Região Centro Sul do Estado) e em 1º de fevereiro quando Santana do Cariri (Região do Cariri) registrou 115 milímetros.

O Ceará registrou chuvas em 63 municípios em todo o estado nesta sexta-feira. As maiores precipitações ocorreram em Brejo Santo (82.2 milímetros); Missão Velha ( 75 milímetros); Porteiras (Posto Porteiras com 69,6 milímetros); Jati (69,2 milímetros); Limoeiro do Norte (48,8 milímetros), Aurora (44,4 milímetros) e Santa Quitéria (41,0 milímetros).

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: