Skip to content

Operação Reis do Gado da PF vai se estender até a Bahia

30/11/2016

palacio-araguaia

Palácio Araguaia, em Palmas: por aqui poderiam passar as ordens de funcionamento da Lavanderia do Boi.

Leandro Mazzini, do blog Coluna Esplanada, ancorado no UOL, parece estar bem informado sobre a Operação Rei do Gado, da Polícia Federal, que deve estender suas investigações para a Bahia. Veja o que ele informa:

A Operação Reis do Gado realizada pela Polícia Federal nesta segunda-feira (28) no Tocantins, que enquadrou o atual (Marcelo Miranda) e o ex-governador (Siqueirinha Campos), é uma preparatória para coletar provas para cercar o curral inteiro: os federais vão deflagrar uma operação a partir de Santa Catarina, que passará pelo Paraná e chegará à Bahia.

O alvo codinome Momô, marido de uma importante congressista, é suspeito de lavar dinheiro para empresários e políticos do grupo.

Os codinomes dos alvos investigados são Vaca, Momô, Nariz, Pinguim e MR, irmão de um ex-governador. É sinal de que a PF apenas abriu a porteira.

A lavagem de dinheiro em operações de compra e venda de gado são bastante simplórias. As aquisições são frias, comprovadas com nota fiscal, e as vendas, com boa margem de lucro, também são frias. Tudo consiste em gerar lucro fictício para os lavadores trazerem seu dinheiro mal havido à luz do sol. O certo é que nessas operações não entra nenhuma figura de quatro patas e dois chifres da vida real. É apenas papel.

Em um País em que deputados e bicheiros lavam dinheiro comprando bilhetes premiados de loterias, a compra e venda fictícias de gado pode significar até uma sofisticação. Desde que o lavador não coloque mais gado em uma fazenda do que ela realmente suporta, como aconteceu, ou cometa outros erros primários.

No comments yet

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: