Skip to content

Em Brasília, protesto contra Governo Temer pede novas eleições

07/09/2016
temer-1
Mariana Tokarnia – Repórter da Agência Brasil

Manifestantes fazem ato contra o governo de Michel Temer na Esplanada dos Ministérios, do lado oposto ao desfile que marca o Dia da Independência.

A concentração foi marcada para as 8h30, pouco antes do início das celebrações de 7 de setembro, agendadas para as 9h. Os manifestantes reuniram-se no Museu Nacional, fizeram cartazes e começaram a gritar palavras de ordem por volta das 9h. A expectativa da organização é que 5 mil pessoas participem do ato. Após o desfile, os manifestantes seguirão em caminhada até o Congresso Nacional.

A movimentação era tranquila no início da manhã. Um grupo estendia quatro faixas com os dizeres: “Fora Temer, eleições já”, deixando-as visível para quem descia o Eixo Monumental em direção ao Congresso Nacional. Mais tarde, outros movimentos também estenderam suas faixas de protesto. Ao todo, mais de 90 entidades se posicionam contra o governo Temer e questionam a legitimidade da tomada de poder, que classificam como golpe.

“O ato faz parte de uma série de ações contra o governo. Não concordamos com as propostas para diversas áreas, como educação, comunicação”, diz Breno Lobo, integrante do movimento Juntos – Juventude em Luta.

Militantes do PT estenderam uma faixa verde e amarela de 150 metros já usada no 7 de Setembro do ano passado. O “Não vai ter golpe” de 2015 virou “Fora Temer”, escrito em vermelho.

O protesto foi convocado pelas redes sociais, recebeu mais de 4 mil confirmações e 4,6 mil manifestaram interesse no ato pelo Facebook, em Brasília. Ações semelhantes foram convocadas em outras cidades do país. A manifestação “Fora Temer”, une-se, este ano, ao Grito dos Excluídos, protesto tradicional de 7 de Setembro, que reúne movimentos sociais em busca de visibilidade e melhores condições de vida.

temer-2

“Neste ano, o nosso lema é Fora Temer, nenhum direito a menos. Vamos deixar claro que não sairemos das ruas”, diz Wilma dos Reis, uma das organizadoras do ato. Em frente a um cartaz do coletivo #Mulherespelademocracia, ela diz que os direitos das mulheres estão ameaçados por diversas medidas do atual governo. “É um governo de homens, héteros e brancos, onde a mulher é vista apenas como decorativa nos altos cargos”.

Edição: Lílian Beraldo

 

missa-sertaneja

One Comment leave one →
  1. ivaldoAlves permalink
    08/09/2016 6:34

    O governo que esta ai foi eleito pelo povo ou não foi? Claro que foi, até pq nenhum presidente não pode ser eleito sem ter um vice-presidente. Se o titular, ou seja, o presidente foi dispensado do cargo por não ter respeitado a Constituição, o vice-presidente deve assumir e continuar o período para o qual também foi eleito!

    O problema é que aqueles que estavam fazendo a coisa errada não se conformam pq perderam a boquinha.

    NÃO HOUVE golpe HOUVE IMPEACHMENT!

    Se tiver que haver novas eleições para ludibriar o povo, que os politiqueiros que tem processos por formação de quadrilha, por corrupção, por roubar o dinheiro publico, que tenha alguma acusação de corrupção ou esteja respondendo por algum desvio, que NÃO PARTICIPE DA ELEIÇÃO, esta minha opinião. Mas se for para que os atuais políticos participem, não vejo como uma coisa correta.

    Pelo que vi durante todo este período de discussão sobre o afastamento da presidente, o Brasil estava entregue mesmo aos piores filósofos, pq depois de tudo, a Constituição novamente foi rasgada ao aceitarem que a presidente pudesse assumir cargos públicos! kkkkkkkkkk, uma grande piada e uma prova que os políticos acham que o povo brasileiro é alienado.

    PORTANTO, NADA DE NOVA ELEIÇÃO, OU NOVA ELEIÇÃO SEM A PARTICIPAÇÃO DOS ATUAIS CORRUPTOS QUE ESTEJAM SENDO ACUSADOS E QUE TENHAM PROCESSOS NA POLICIA FEDERAL E NO MINISTÉRIO PUBLICO.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: