Skip to content

42º homicídio do ano em LEM aconteceu na própria Custódia da Polícia Civil

27/08/2016
Presídio de Barreiras: obras prontas há quase 2 anos, instalações modernas e caras, inutilizáveis pela burocracia governamental.

Presídio de Barreiras: obras prontas há quase 2 anos, instalações modernas e caras, inutilizáveis pela burocracia governamental.

Valdenilton Rodrigues de Oliveira, 38 anos, nascido em Ibotirama, foi assassinado nesta madrugada a golpes de estoque – facas de fabricação artesanal – na cela principal da Delegacia de Polícia de Luís Eduardo Magalhães.

A custódia da Delegacia é um calabouço infecto e inseguro, dividido em duas celas, que abriga 89 presos, apesar de ter apenas 12 vagas, sob a responsabilidade de agentes de Polícia Civil que não são pagos para a função de guarda e vigilância de detidos.

Enquanto isso, o Governo do Estado, por motivos desconhecidos, protela a inauguração do presídio provisório de Barreiras.

Em novembro de 2014, o então governador Jaques Wagner já vistoriava as obras finais do presídio. Passaram-se quase dois anos.

Wagner vistoria o presídio finalizado.

Wagner vistoria o presídio finalizado.

No início de dezembro do ano passado, uma decisão da Fazenda Pública da comarca de Barreiras determinou a abertura do Centro de Detenção Provisória (CDP) da Cidade. Segundo sentença da juíza Marlise Freire Alvarenga, o governo do estado tinha, então, prazo de 120 dias para pôr em funcionamento o centro, que estava pronto há cerca de um ano.

A Magistrada acatou uma liminar interposta pela Promotoria Pública do Estado. Pela decisão, o prazo valeria a partir do último dia 30 de novembro.

O local deve abrigar uma média de 500 homens. Em caso de não cumprimento da medida, a multa diária foi estipulada em R$ 5 mil. A Magistrada determinava também que se o Estado não concluísse a licitação para contratar a empresa gestora do centro no prazo previsto, o governo deveria operar a unidade em 90 dias, a partir do término do processo licitatório considerado “frustrado ou deserto”.

presídio 3

A CIPE Cerrado fez a remoção dos presos da cela para a retirada do corpo do prisioneiro.

3 Comentários leave one →
  1. Cidadão de LEM permalink
    27/08/2016 15:39

    Essa demora demonstra a falta de compromisso dos nossos governantes. Temos uma delegacia EM LEM com capacidade para 12 detentos, onde estão 89. VERGONHA !!!!

  2. wandra permalink
    27/08/2016 19:44

    isso e uma vergonha pra populaçao da regiao oeste tantos politicos dizendo que vai fazer tantas coisas na suas cidades inquanto temos um prezidio pronto mas nao funciona ate quando vamos viver nessas mentiras.#politicosmentirososapopulaçaotacansadadementiras

  3. Cerilo Cremonese permalink
    27/08/2016 21:45

    promete eles promete, mas depois de eleito mandam o eleitor tomar naquele lugar e pronto, por quatro anos eles estão com salario e mordomias garantidos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: