Skip to content

Hoje, 28, Dia do Agricultor. Um documentário sobre 5 famílias.

28/07/2016

 

Obra mostra famílias que tiveram vidas transformadas por meio da Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) 

Em comemoração ao Dia do Agricultor (28/7), a John Deere, em parceria com a Embrapa e com o Ministério da Cultura, lança o documentário Vida no Campo. O trabalho retrata histórias de transformação de cinco famílias, de diferentes regiões do Brasil, que tiram seu sustento por meio da Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), sistema sustentável que permite ter lavoura, pecuária e plantio de floresta em uma mesma parcela de terra.

Selvino Ortiz, de Pirapó (RS), na região das Missões, é um dos personagens do documentário. Ortiz e sua família sofriam com o clima da região Missões Rio Grandenses, onde a cada cinco anos, três são de estiagem. Porém, o ILPF trouxe uma nova realidade, que amenizou os efeitos climáticos. “A renda triplicou e o custo não aumentou. Depois de absorver e botar em prática esses conhecimentos, nós conseguimos renovar nossas tecnologias”, afirma Marcos Ortiz, filho de Selvino. Mas a integração trouxe um benefício maior, permitiu que a família conseguisse permanecer junta, com condições financeiras para todos trabalharem na propriedade.

A família Reis, proprietária da Fazenda Água Limpa, no interior de Maravilhas, em Minas Gerais também conheceu os benefícios. Apesar das dificuldades financeiras, eles persistiram para aumentar sua produção de leite, feito que conseguiram por meio do ILPF, que trouxe mais árvores e sombra para os animais. “Estamos tirando 450 litros de leite por dia. Agora, dá pra gente comer, beber e pagar nossas contas”, afirma Dirceu Reis.

O ILPF também apresenta benefícios para a natureza, pois reduz as emissões de gases do efeito estufa e melhora a qualidade da terra. Além disso, o sistema barateia os custos de produção e propicia mais eficiência no uso da mão de obra e de energia.

A necessidade de alimentar uma população mundial crescente, que em breve chegará a mais de nove bilhões de pessoas, coloca a integração de sistemas como uma das principais alternativas para aumento de produção e a redução de custos e riscos, algo que vem atraindo a atenção dos agropecuaristas em todo o território nacional.

“Este é o futuro da agricultura, com produção e a preservação caminhando juntas e de maneira sustentável”, explica Zuleica Modena, presidente da Fundação John Deere. Ela lembrou ainda que o documentário Vida no Campo busca mostrar a vida de famílias agricultoras que investiram na integração de sistemas e tiveram resultados positivos.

“O documentário mostra bem como a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta pode ser adaptada para qualquer latitude e longitude do País, sendo que a adoção foi fundamental na trajetória de vida das cinco famílias apresentadas no vídeo. É algo revolucionário tanto na produção e preservação ambiental quanto na questão social e humana”, completa Zuleica.

Vida no Campo é o quarto documentário fomentado pela John Deere. A companhia também desenvolveu, em parceria com a Embrapa, diversos vídeos sobre sustentabilidade. Entre eles: Terra e Sustentabilidade (youtu.be/kpMyc22IKWg), sobre sistemas agrícolas eficientes; Energia Verde e Amarela (youtu.be/_eINnk9HTSg), que trata dos diferentes processos de geração de energia sustentável; e Caminhos das Águas (youtu.be/bMeM9TByxxo), voltado para a valorização da matriz hídrica nacional.

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: