Pular para o conteúdo

Soja de toda a grande região do Matopiba prejudicada pela estiagem

29/02/2016

CHUVAS EM MARÇO

A falta de chuvas e as temperaturas altas estão prejudicando as lavouras de soja no Oeste da Bahia e todo o Matopiba.  Os problemas estão relacionados diretamente com o calor excessivo, que causa escaldadura ou cancro por calor, e a deterioração (cozimento) da raiz.

De acordo com o jornalista João Batista Olivi, que esteve na região de Luiz Eduardo Magalhães (BA) na última semana, a situação é mais grave nos solos arenosos, mas se estende por todo o município, mesmo nas áreas que receberam grandes investimentos em tecnologia.

A presidente do sindicato rural de LEM, Carminha Missio, explica que devido ao calor intenso as perdas podem chegar de 10% a 30% nas áreas consideradas boas, “e em áreas mais comprometidas com certeza à quebra pode chegar de 30% a 50% ou até mais”, alerta.

Segundo ela, as perdas maiores são registradas em propriedades em que os produtores não conseguiram realizar a lavoura com alta tecnologia. “Muitos produtores sem acesso ao crédito de maneira necessária, não conseguiram um perfil de solo adequado para uma lavoura com maior resistência a estiagem”, acrescente Missio.

As previsões climáticas para a região chegam a indicar chuvas para esta semana, mas que não devem ser suficientes para reverter o quadro de perdas. De acordo com o agrometeorologista, Marco Antonio dos Santos, o maior volume deve ocorrer somente “no começo da semana que vem, onde ai sim, irá retornar o tempo chuvoso à toda a região. Sendo que o mês de março será com chuvas dentro da média. O problema é que essas chuvas irão retornar tarde, infelizmente, para a maioria dos produtores”, destaca.

Importante é que as águas de março podem salvar a cultura do algodão, principalmente na Região Oeste da Bahia. O cultivo perdeu área para a soja, mas a cadeia produtiva não perde importância 

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: