Pular para o conteúdo

1/3 do Hemisfério Norte está congelado. Fica aí ouvindo bobagem de artista de cinema, viu?

29/02/2016

De Olho No Tempo Meteorologia

monitoramento 11 02 16 15

Enquanto o mundo se solidariza com a imprensa e a visão catastrofista de vários cientistas, a natureza diz que não é bem assim e vai contra o legado de nomes da ciência que lutam por deixar sua marca para gerações futuras.

Você mesmo, em rápida lembrança, quantas vezes não viu matérias cinematográficas ditando a morte do Urso Polar devido ao degelo no Ártico? Ou ainda, quais foram as únicas menções em que a imprensa e as dezenas de siglas de ONGs ditaram o recorde de gelo no Polo Sul?

O fato é que o inverno no Hemisfério Norte está remando contra as previsões apocalípticas de calor acima da média, ausência de frio ou de neve em diversos países, não generalizando, é claro.

Informação divulgada pelo National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA) mostrou que pelo menos 1/3 do Hemisfério Norte está tomado por gelo e neve atualmente. São milhares de quilômetros de terras completamente congeladas, dignas de inverno em países como Canadá, Finlândia, Noruega, Suécia e Rússia.

Na Rússia, inclusive, com seus gigantescos 17.075.400 quilômetros quadrados de território, ou 1/9 do planeta Terra, mais de 70% das áreas estão cobertas por neve.

O frio tem sido, literalmente, russo e normal no país, com valores entre -50°C e -60°C diariamente.

monitoramento 11 02 16 15

monitoramento 11 02 16 15

monitoramento 11 02 16 15

As massas polares também estão conseguindo avançar para países do oeste europeu trazendo de volta precipitações mais fartas de neve à cadeia de montanhas dos Alpes, bem como para a metade norte dos Estados Unidos.

Ondas de frio mais ousadas levaram neve nas últimas semanas para o norte da África e para a Eurásia, com neve em pleno deserto que esturrica com temperaturas acima de 50°C, como na Arábia Saudita.

Mesmo sendo verão no Hemisfério Sul, com seus -45°C de temperatura mínima, a Antártida continua despercebida pela mídia, onde a cobertura total de gelo supera 40% além do território do continente mais gelado do planeta.

monitoramento 11 02 16 15

monitoramento 11 02 16 15

(Crédito da imagem: Reprodução/Department of Earth, Ocean, and Atmospheric Science/Florida State University)

De Olho No Tempo Meteorologia.

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: