Pular para o conteúdo

Técnicos do Rally da Safra chegam ao MATOPIBA para avaliação da safra de soja

26/02/2016

Chuvas abaixo do necessário em fevereiro devem impactar a produtividade da região

rally-safra2

O Rally da Safra inicia nesta 2ª feira, dia 29, a avaliação de lavouras no MATOPIBA. A Equipe 5 deixa Araguaína, no Tocantins, na 2ª feira, com destino à região de Balsas, Maranhão, seguindo para Uruçuí e Bom Jesus, no Piauí, na 3ª e 4ª feiras, e finalizando os trabalhos em Luis Eduardo Magalhães (BA), na 5ª feira.

Com base nas avaliações de campo feitas pelos técnicos do Rally da Safra 2016 entre o final de janeiro e início de fevereiro, a Agroconsult, organizadora da expedição, revisou os números da safra 2015/16 de soja e milho, consolidando a perspectiva de safra recorde. Para soja, a estimativa de produção foi revisada para 101,6 milhões de toneladas, com aumento de 2,4% em relação ao número pré-rally e 5,6% sobre 2014/15. A área plantada foi revisada para 33,2 milhões de hectares, 3,6% maior que 2014/15.

As principais revisões positivas se concentraram no Centro-Oeste. Em Goiás e Mato Grosso do Sul, as produtividades foram revisadas em função do bom potencial das lavouras. Já no Mato Grosso, em especial no Médio-Norte do estado, a irregularidade do clima causou prejuízos e trouxe grande variação na produtividade das lavouras, porém em menor escala do que os técnicos esperavam. O MATOPIBA recebeu chuvas abaixo do necessário em fevereiro e os técnicos da Equipe 5 visitarão a região num momento importante da safra para avaliar os impactos sobre a produtividade.

Onze equipes técnicas

Durante o Rally da Safra 2016, oito equipes estarão em campo para avaliar lavouras de soja e três irão verificar o milho segunda safra. A Equipe 1 percorreu a região sul do Mato Grosso do Sul, nos dias 26 e 27 de janeiro, seguindo para o Oeste paranaense até 30 de janeiro. Equipe 2 iniciou as atividades no norte mato-grossense no dia 25. A Equipe 3 percorreu o Sudeste do Mato Grosso e Sudoeste de Goiás entre 01 e 04 de fevereiro. A Equipe 4 deixou Goiânia no dia 23 e seguiu pelo Leste do Mato Grosso até chegar a Barreiras, na Bahia, em 03 de março.

Os técnicos das Equipes 6, 7 e 8 vão a campo a partir do dia 29 de fevereiro para avaliação da soja e seguem os trabalhos até 15 de março. As equipes percorrerão propriedades nos estados de Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, Bahia, Goiás e Minas Gerais.

Nesta edição, outras três equipes avaliarão o milho segunda safra dos dias 03 a 20 de maio no Paraná, Mato Grosso do Sul, Goiás e Mato Grosso.

O Rally da Safra 2016 chega à 13ª edição.

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: