Pular para o conteúdo

No final do Governo FHC, a fome matava 300 crianças por dia

11/02/2016

 

No final do Governo de Fernando Henrique Cardoso, quando se encerrava a famosa década perdida, 300 crianças, em tenra idade, morriam de desnutrição todos os dias. A matéria é do Jornal Nacional, da Globo. Na época, não parecia haver a indignação com “o desgoverno e a roubalheira”, o ódio, a intolerância. A classe média permanecia calada.

O gráfico abaixo mostra como variaram nos dois governos: a taxa de juros Selic definida pelo Banco Central, a taxa de inflação pelo IPCA e a Taxa de juros real (SELIC – IPCA), todas com intervalos mensais anualizados.

O gráfico mostra os picos de taxas de juros das crises de 97 e 99 e da liberação do câmbio no início do segundo mandato de FHC, o que significa que em crises bem menores que a de 2009, o País teve que tomar medidas mais drásticas pois a nossa economia tinha se tornado fragilizada com a sangria de nossas reservas, que foi o custo da reeleição do FHC.

Também é importante salientar que durante todo o seu governo manteve a taxa Selic em torno de 20% ao ano, mostrando como o País pagou o preço da estagnação para sustentar um controle inflacionário apoiado em fundamentos equivocados, além de evidenciar a incoerência dos tucanos quando hoje criticam os juros reais.

jurosxinflacao

É interessante também comparar os dados econômicos do final do Governo FHC e de 2009, no auge da crise internacional, sétimo ano do Governo Lula:

econômicos

6 Comentários leave one →
  1. Alexandre Adolfo Doblinski permalink
    11/02/2016 21:59

    E você acha que isso justifica o erro é o desvio de conduta
    Das pessoas que se julgavam os heróis dos trabalhadores,
    Olhe quem é esses heróis e a vida que levam agora…..
    Acho que um erro não justifica outro e não serve de espelhamento ,
    Pois quem entrou depois de FHC se vangloriavam que mudariam o Brasil
    Acho que mudaram , mas a vida deles,
    Só um ipocrita não vê o crescimento financeiro e patrimonial ilícito desta corja que
    Está no poder….

    • evani da rosa permalink
      18/04/2016 6:13

      tenho pena dos pobres e trabalhadores… vendo o brasil sendo entregue nas mãos de uma elite maçonicaxevangélica deturpadora e covarde

  2. Marco permalink
    12/02/2016 8:50

    Sampaio… sei que discutir política nem sempre é possível, mas deveria ser, entretanto vejo com olhos no futuro, imagino que cada governo que assuma deva ser melhor que o anterior.
    Não vejo nada que justifique roubalheira, (independente do partido) e aquele que cometeu a infração tem que pagar pelos atos…

    Se acontecer isso, sabe quem ganha? Nós, brasileiros!

  3. 13/02/2016 19:59

    Jornalista Petista, acha que roubar é normal, ainda vem falando em imparcialidade, arrgggg, que nojo, vc é muito prepotente, sem acha o mais inteligente, q seus comentários influenciam, pobre jornalista, quanta ignorância, certamente, vc não deve dormir tranquilo, aliás, dorme, depois ee umas doses de uisques, ou cachaça, ………., aliás, volte pro Sul, aqui vc não adiciona nada

  4. Daniel permalink
    15/02/2016 17:31

    Imparcialidade, jornalistas que se prezem não devem defender ou simpatizar por A ou B. Cada um tem suas preferencias, más publicar suas escolhas já é demais. IMPARCIALIDADE por favor.

  5. 05/12/2016 9:12

    300 crianças mortas por dia. Seriam 100.000 por ano. Seriam 800.000 nos 8 Amos do governo FHC. Mi nha pergunta: mas o povo brasileiro onde estava? Aguentava Este genocidio sem falar? ASSINATURA : FRANCESCO (italiano que mora aqui e ama o Brasil.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: