Pular para o conteúdo

Prefeitura de LEM participa de seminário do MATOPIBA em Palmas

27/11/2015

mato 2

O prefeito em exercício de Luís Eduardo Magalhães, Marcos Alecrim, participou nesta quinta-feira, 26, de um seminário em Palmas, capital do Tocantins, sobre a implantação do Instituto de Inovação, Ciência e Tecnologia do MATOPIBA. O evento aconteceu no auditório Cuíca da Universidade Federal do Tocantins (UFT), e contou também com a presença da ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Kátia Abreu, autoridades politicas dos estados que integram a MATOPIBA e representantes de entidades envolvidas neste projeto como a Embrapa, o Instituto Federal do Tocantins, Ministério da Agricultura, Sebrae, Faet/Senar, Agência Tocantinense de Tecnologia e Inovação, entre outras. O secretário de Saúde, Werther Brandão, que a partir de dezembro assume a recém-criada Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia, também participou do evento.

O Prefeito em exercício Marcos Alecrim, a Ministra da Agricultura Kátia Abreu e o Secretário de Saúde Werther Brandão

O Prefeito em exercício Marcos Alecrim, a Ministra da Agricultura Kátia Abreu e o Secretário de Saúde Werther Brandão

De acordo com o pró-reitor de pesquisa e pós-graduação da UFT, Waldecy Rodrigues, a ideia é desenvolver um conjunto de pesquisas que possam traduzir em melhoria da reprodução agrícola e pecuária e também agregar novos produtos pra exportação. “Especialmente em Luís Eduardo, que é uma região importantíssima para nós, queremos de lá capitalizar esforços de pesquisa e inovação a partir das instituições de pesquisa e da Universidade do Oeste Baiano”, observou.

A criação do Instituto de Inovação, Ciência e Tecnologia do MATOPIBA tem como objetivo auxiliar na articulação do Plano de Desenvolvimento Agropecuário do MATOPIBA com o envolvimento e participação da comunidade científica das universidades desses Estados.

Para a Ministra Kátia Abreu a região oeste da Bahia merece atenção especial por ser a mais produtiva de todo MATOPIBA. “É uma região muito rica e com muita tecnologia e inovação, que com certeza, servem de exemplo às demais. Agora mesmo, nos estamos implementando em uma parceria do Ministério da Agricultura com a empresa John Deere, um Centro Tecnológico em Agricultura de Precisão em Luís Eduardo Magalhães”, disse, lembrando ainda da obra de construção de um armazém da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) no município.

mato 3

O prefeito em exercício, Marcos Alecrim, disse ter sido um privilégio participar do seminário, representando o prefeito Humberto Santa Cruz, um grande entusiasta da criação do MATOPIBA. “Tenho certeza de que o governo está no caminho certo quando decide acompanhar o crescimento e promover verdadeiramente o desenvolvimento da região. Não tenho dúvida que conseguiremos promover a inserção social e melhorar a distribuição da riqueza produzida através da implantação do instituto de inovação, ciência e tecnologia para o MATOPIBA”, comentou.

Frigorífico de peixes

Marcos Alecrim, aproveitou a realização do seminário nesta quinta-feira, 26, em Palmas/TO, e entregou para a Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Kátia Abreu, ofício relatando a situação das obras de construção e instalação de uma Unidade de Beneficiamento e Abatedouro de Peixe, Fábrica de Farinha, Fábrica de Ração e Aquisição de Equipamentos.

A obra faz parte de um convênio firmado entre o município e o MAPA no ano de 2012, mas que até o momento só teve a primeira parcela, de um total de três, liberada. Segundo o prefeito em exercício, a obra encontra-se paralisada.

“Foram executados 77% da obra, referente à Guarita, Administração e Vestiário, restando a parte de acabamento desta etapa. Do convênio firmado entre o município e o MAPA só foi feito repasse da primeira parcela. O município elaborou Estudo de Viabilidade Técnica Econômica e Ambiental (EVTEA), conforme solicitação do ministério, e por isso, aguarda a liberação das duas parcelas restantes para dar continuidade na obra”, esclarece Alecrim.

One Comment leave one →
  1. bira permalink
    27/11/2015 19:15

    Encontro com a ministra da agricultura e o representante do LEM é o secretário da saúde.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: