Pular para o conteúdo

Depois de 69 anos, Barreiras recebe novamente um presidente da República.

30/09/2015
Por Ana Cedro, do jornal Novoeste, com fotos de arquivo de Ignez Pitta.

Cerimônia de entrega do Hospital Eurico Dutra em 1946. À esquerda, o Bispo de Barra faz uma bênção ao hospital e saudação ao Presidente Dutra, que está ao centro. Próximos ao Bispo: Mário Cardoso, Nilson Pamplona,  Anibal Barbosa, João Alves, Dr. Orlando Carvalho, Ney Mármori.

A presidente Dilma Rousseff estará em Barreiras, nesta sexta-feira (2 de outubro), para entregar 1476 casas do Programa Minha Casa, Minha Vida. Ainda na Bahia, serão beneficiados os municípios de Campo Formoso, Feira de Santana, Dias D’Ávila e Irecê que, simbolicamente, receberão as unidades por meio de videoconferência. No total são 3,2  mil unidades.

Segundo a historiada Ignez Pitta de Almeida, o primeiro presidente da República que veio a Barreiras foi Eurico Gaspar Dutra no ano de 1946 a convite de Geraldo Rocha, para entregar à população de Barreiras e região o Hospital Eurico Dutra.


Getúlio Vargas chega a Barreiras de canoa. Nessa foto genial de Napoleão Macedo, vê-se, à frente, acenando, Getúlio Vargas. junto a ele, seu guarda-costas, Gregório Fortunato, preso em 1954, pelos militares na famosa “República do Galeão”. Os demais são barreirenses. Ele vinha a Barreiras fazer campanha como candidato a Presidente, sendo hóspede de Geraldo Rocha, na Água Doce.

Ainda conforme a historiadora, Getúlio Vargas também veio à Barreiras, porém como presidenciável, na mesma década. E por fim, também em campanha eleitoral, veio Fernando Collor, na época do então prefeito Paulo Braga, no final da década de 80.

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: