Pular para o conteúdo

Cartola canta para o Pai depois de 40 anos

04/04/2015

Sem falar com o Pai há mais de 40 anos, Cartola o recebe e canta sua obra prima. O samba canção foi feito para uma filha, que se apressava a abandonar o lar paterno. Cartola não morreu. Os gênios não morrem, sublimam-se.

Angenor de Oliveira, mais conhecido como Cartola, (Rio de Janeiro, 11 de outubro de 1908 — Rio de Janeiro, 30 de novembro de 1980) é considerado por diversos músicos e críticos como o maior sambista da história da música brasileira. Cartola nasceu no bairro do Catete, mas passou a infância no bairro de Laranjeiras. Criou o Bloco dos Arengueiros, cujo núcleo em 1928 fundou a Estação Primeira de Mangueira. Após muitos anos desaparecido do cenário musical carioca, foi reencontrado em 1956 e voltou a cantar, indo a programas de rádio e compondo novos sambas para serem gravados. A partir daí, o compositor foi redescoberto por uma nova safra de intérpretes.

Em 1974, aos 66 anos, Cartola gravou o primeiro de seus quatro discos solo e sua carreira tomou impulso de novo com o sucesso de seus LPs, fazendo shows por diversas cidades brasileiras e mantendo o ritmo de trabalho até o final de sua vida, em 1980.

Logo depois de morrer foi consagrado por outro grande poeta, Agenor de Miranda Araújo Neto, mais conhecido como Cazuza, que chegou a separar-se do “Barão Vermelho” para interpretar a música da velha guarda do samba. Seu pai, produtor musical, lhe colocou o nome de Agenor em homenagem a Cartola. E ele acreditava que era a reencarnação do velho sambista.

Não deixe de ver também o vídeo em que Cartola canta “Peito Vazio”, que o You Tube sugere ao final do primeiro vídeo. Na TV Cultura, ele conta histórias deliciosas do “soldado” Nelson Cavaquinho, que abandonava o cavalo da força pública, em Mangueira, para beber e tocar seu instrumento. O cavalo acabava se soltando e voltando ao Batalhão. Mas Nelson bebia até dormir, embalado pela música da roda de samba.

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: