Pular para o conteúdo

Dó Miguel e o ocaso de um sistema político ultrapassado

22/03/2015
Dó Miguel, em foto publicada no Jornal Nova Fronteira

Dó Miguel, em foto publicada no Jornal Nova Fronteira

Este período de pré-campanha eleitoral, anterior à data de 29 de setembro, onde se definirão as legendas, pode ter uma agitação especial. É o que está acontecendo em Barreiras, onde quase uma dúzia de candidatos se preparam para desafiar Antonio Henrique pelo poder executivo na comuna.

Ontem, um dos candidatos mais inquietos, o empresário Dó Miguel andou tendo novas rusgas com a imprensa e partiu para cima do blogueiro Fernando Machado.

Fernando, que é conhecido por seu pavio curto, não levou o desaforo para casa. Respondeu, via whatsapp, ao pré-candidato e depois publicou o seu texto no grupo Oeste Debate, com as réplicas e tréplicas de Dó Miguel.

Veja o texto de Fernando, relevante por situar o panorama político dos últimos 20 anos de Barreiras e apontar o ocaso de um sistema que aos poucos vai deixando a progressista cidade, líder no Oeste baiano:

“Pré-candidato, diferente de você, não convivi com coronéis e nem com déspotas. Diferente de você, aprecio o debate e o confronto de ideias. Diferente de você, que foi à Câmara de Vereadores no início de uma manhã ensolarada agredir uma pessoa porque escreveu um artigo que não o agradou – mesmo não citando o seu nome – respeito opiniões contrárias e divergentes. Diferente de você, sou da geração da liberdade de expressão e do livre pensamento no país. Diferente de você, defendo o que acredito e não negocio aquilo que entendo ser correto. Diferente de você, participo ativamente há pelo menos 20 anos da vida social e política de Barreiras. Diferente de você, pré-candidato, não me imagino um super herói revestido de verdades absolutas e dono do monopólio da ética e da moral. Diferente de você, digo, escrevo e assino o que penso e não abro mão disso para agradar ninguém. Diferente de você, não preciso me calar diante das injustiças para proteger meus negócios.

Realmente somos diferentes, na verdade todos nós somos diferentes, e você, pré-candidato, precisa aprender a conviver com as diferenças. Aqui ficou evidente a nossa fundamental diferença. Não o tratei de forma deselegante e nem o acusei de nada. Fico imaginando você prefeito de Barreiras, se hoje, ainda pré-candidato, mostra seu lado intolerante, agressivo e destemperado, imagine sendo questionando publicamente caso vença a eleição. Sua formação política, entre coronéis e chefes da ditadura brasileira – que mandaram e transformaram Barreiras e a Bahia num curral de medo e terror por quase 30 anos – tem aflorado, pré-candidato. Quanto a Cuba e sua ditadura, peço que procure qualquer médico daquele país e faça a pergunta fundamental: vocês são felizes? Não temos a receita da felicidade alheia, pré-candidato, por isso não posso dizer se ali ou acolá é o inferno ou o paraíso.

Quanto ao PT, Lula e Dilma, na próxima eleição teremos nova chance de julga-los, mas, mesmo assim, espero que eles sejam condenados pela nossa Justiça caso sejam culpados por algum crime. O que eu pedi para você, pré-candidato, é que não se esconda do debate municipal. Vamos falar de Barreiras, pré-candidato, não fuja do debate local. Será que você estaria alimentado a ideia de ser o candidato do prefeito Antônio Henrique a sucede-lo? Seria este o real motivo para não criticar publicamente a gestão Antônio Henrique?

Vamos falar de Barreiras, pré-candidato, da saúde que não cura, da educação que não ensina, da economia que não cresce e, por isso, não gera emprego, renda e cidadania para todos nós? Aproveite e revele aqui, pré-candidato, por quem fui “encomendado para denegrir” sua imagem. Tenho grande respeito por você, Washington Miguel de Souza Oliveira, enquanto homem, pai de família e empresário. Agora, na condição de político e pré-candidato, seu maior adversário é você mesmo. O novo sempre vem! Saudações, saúde e paz.”

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: