Pular para o conteúdo

O Sal da Semana: do preço da camisinha, à contenção de voçorocas

05/02/2015

camisinhaCom 8,3% das adolescentes grávidas, a Venezuela também enfrenta problemas de escassez de fraldas nos supermercados e farmácias. Além disso, o País apresenta um alto índice de DST – Doenças Sexualmente Transmissíveis. A explicação pode estar no fato de que uma camisa-de-vênus chega a custar R$57,00 a unidade.

E você, meu caro leitor, ainda reclama do preço da gasolina? Lá na Venezuela os bolivarianos tem gasolina por menos de R$,020 o litro. Mas na hora do bem-bom é aquela enorme despesa com as camisinhas. Como na piada de português, já tem gente usando dos dois lados.

Apagão na pauta do dia

O risco de déficit de energia nas regiões Sudeste e Centro-Oeste subiu de 4,9% em janeiro para 7,3% este mês. No Nordeste, o índice manteve-se estável, em 1,2%. Os dados foram divulgados hoje (4) pelo Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), grupo técnico do governo que estuda o setor.

Vamos começar a comprar, agora, nobreaks poderosos, baterias extras para celular e notebooks e de quebra alguns pacotes de vela. Também vale se lembrar de umas lâmpadas de segurança de leds, para quem tem um pouquinho mais de recursos.

Dança das cadeiras

Nomes tão diferentes como Odacyl Ranzi, Luciano Trindade e outros estão sendo analisados, com a frieza e a serenidade de Humberto Santa Cruz, na reforma administrativa. Carlos Koch, poderá ir para a Secretaria da Agricultura. E Werther Brandão, que já trabalhou mais de 6 anos na Secretaria da Saúde de Petrolina, é a figura mais carimbada para assumir a pasta em Luís Eduardo Magalhães. “Foi no controle de desempenho da Saúde que comecei a trabalhar com informática”, diz o pernambucano.

Grupo dos 6

Um vereador de Luís Eduardo, que já foi situação e hoje é da Oposição, conseguiu definir bem a relação erodida entre Executivo e Legislativo: “Inviabilizamos o Executivo e o Executivo inviabiliza nosso futuro político”. A paz e a colaboração são sempre melhores que a guerra e o confronto. Que ninguém duvide disto.

Voçorocas e meio ambiente

A Secretaria do Meio Ambiente de LEM, a Secretaria de Infraestrutura, o Ministério Público Federal e o Ministério Público da Bahia tem muito que ler sobre contenção de voçorocas e erosão horizontal em terrenos arenosos. Sugiro os seguintes links: Métodos de Contenção, Circular da Embrapa e Abordagem de Práticas Conservacionistas.

O aumento do volume de ruas pavimentadas nos últimos anos e a impermeabilização do solo com novas construções está exigindo um plano emergencial de tratamento de águas pluviais na Capital do Agronegócio.

PT fora do Governo em Barreiras

Alguns dos pró-homens do PT de Barreiras não querem nem ouvir falar de estar na Situação durante a campanha eleitoral de 2016. É claro que o pessoal que está no Governo nem quer ouvir falar em ir para a Oposição. A Oposição verdadeira ao prefeito Antonio Henrique nada de braçada com a possibilidade da divisão.

Silêncio, que eu grito!

Petrobras e Andrade Gutierrez estão veiculando propaganda institucional pesada na Rede Globo. São os tempos do cala-a-boca, por favor!

Chuvinha mirrada

Quase as 2 h desta madrugada, começa uma garoinha desanimada em Luís Eduardo Magalhães, chuvinha típica de final de abril. Colabora aí, São Pedro: estamos precisando de uma quinzena de chuvas fortes, daquelas de encher rio e transbordar açudes. Será que Dona Dilma ainda não aprendeu a rezar?

Esporte gaúcho. Sem corneta!

Os gremistas já se preparavam para cornetear o Internacional, que empatou em 4×4 em pleno Beira Rio com o São José, pelo Gauchão, ontem à noite, quando o Grêmio perdeu por 2×1 para o Aymoré, em São Leopoldo. Oh dó!

Educar o eleitor

Claudemir da Silva Pereira, titular da Vara Crime e da Vara Eleitoral, asseverou, ontem, após o lançamento da pedra fundamental do futuro prédio próprio do Forum: “Falta sentimento de pertencimento ao eleitor oestino. Temos que fazer campanha educativa pela eleição de representantes genuínos do Oeste na Câmara Federal. São eles que podem trazer os benefícios para nossas cidades”.

O Magistrado tem sua primeira inscrição como advogado na OAB de São Paulo (1998), foi Delegado de Polícia no Amazonas (2001), e está na magistratura da Bahia desde 2002, tendo servido durante anos em Formosa do Rio Preto. Mas parece que adotou Luís Eduardo, como fizeram gaúchos e paranaenses.

Lixo Hospitalar

O descarte de lixo hospitalar de maneira não adequada virou caso de polícia, ontem, em Barreiras. Implicados os responsáveis pelo Hospital do Oeste e Unisang. Jogar agulhas e restos hospitalares em lixões é de um medievalismo exemplar.

Funcionários de fim de carreira

Charge de Aroeira

Charge de Aroeira

Renato Duque, Paulo Roberto Costa e Graça Foster tinham carreiras de mais de 30 anos na Petrobras. Isso significa que prevaricação não é privilégio de paraquedistas e nomeados políticos. A saída da Presidente e de mais quatro diretores não estabiliza nem viabiliza novos investimentos, talvez nem melhore as cotações das ações da empresa. Roger Agneli, ex-presidente da Vale e responsável pelo crescimento da Empresa enquanto o minério de ferro esteve em alta, é um dos mais cotados para assumir a Petrobras.

 

 

 

 

Barreiras: Câmara rejeita veto do Prefeito

A Câmara de Barreiras rejeitou, na sessão de ontem, com os votos dos vereadores presentes na sessão, o Veto de autoria do prefeito Antonio Henrique, que vetava integralmente a Lei Municipal de autoria do presidente Carlos Tito, do vereador Digão Sá e da vereadora Karlúcia Macêdo, que visa reconhecer e regulamentar a existência do aeroporto da ABA – Associação Barreirense Aerodesportiva e suas demais dependências, instituindo as áreas especiais aeroportuárias na Capital do Oeste.

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: