Pular para o conteúdo

Aeroporto Salgado Filho é a vergonha dos exportadores gaúchos

05/02/2015

POA aeroporto

Depois de negar a construção, o ministro Eliseu Padilha, da Secretaria de Aviação Civil, informou que a Infraero deve autorizar a abertura de licitação para ampliação da pista do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre (RS). A confirmação pode ocorrer em 24 de fevereiro, data da próxima reunião do Conselho de Administração da Infraero.

“Precisamos resolver o caso do aeroporto de Porto Alegre, em sua plenitude, concluindo o Plano Diretor do Salgado Filho, que é de 2011. Dos 11 itens do plano, apenas dois ainda não foram implementados: o novo edifício-garagem e a ampliação da pista”

“Segundo a Infraero, algumas condições estão pendentes, o que será resolvido entre ela e a prefeitura de Porto Alegre. O que eu pedi, e vai acontecer, é a abertura da licitação da obra de expansão da pista do Salgado Filho. A Infraero é quem vai definir o período do início da obra, que deve ser desenvolvida entre 36 e 48 meses”, declarou Eliseu Padilha.

A obra tem valor estimado em R$ 1 bilhão e a concorrência pública deve se estender por cerca de seis meses. A Infraero e a prefeitura de Porto Alegre devem começar o trabalho em uma área em que não há moradores, visto que será necessário remover 1.777 famílias da área.

Conheço a pista do Salgado Filho no mínimo há 47 anos, com as mesmas dimensões. É uma vergonha que as indústrias gaúchas precisem deslocar suas cargas para Curitiba (750 km) ou São Paulo (1.200 km) para exportar porque os Boieng 747 cargueiros não tem pista suficiente para decolar. Tudo em nome de um projeto vago do Aeroporto 20 de Setembro, que teria 2 pistas de 4 mil metros e estaria localizado entre Nova Santa Rita e Portão.

Por no mínimo 4 anos, o Salgado Filho ainda não terá plena capacidade de carga.

As famílias às quais o texto do Portal Brasil se refere vivem em terreno insalubre, sobre um imenso pântano e espremidas em um dique que serve como contenção das cheias do rio Gravataí. A Vila Dique é local onde nem polícia entra.

Hotel Columbia 1 (1)

Maxxi Rome

01 - Janeiro - panfleto_o expresso 2 = cortado

01 - Janeiro - panfleto_adesivo copy 3

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: