Pular para o conteúdo

Segunda-feira, Dois de Fevereiro, tem festa no Rio Grande

29/01/2015

unnamedA tradicional procissão fluvial que leva os orixás Oxum e Iemanjá marca a data em Barreiras

A partir das 16h de segunda-feira, Dois de Fevereiro, começa a tradicional festa do Rio Grande,  em homenagem às rainhas das águas Oxum e Iemanjá. A programação organizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo promete repetir o sucesso de edições passadas e levar milhares de pessoas ao cais da cidade.

A orientação dos organizadores é que as pessoas que queiram levar suas oferendas a Oxum e Iemanjá, optem por flores naturais, para evitar a poluição das águas dos rios. Itens de plástico e vidro estão proibidos, como forma de preservação e proteção aos recursos naturais.

Programação – A partir das 16h as baianas estarão no terreiro montado na Praça Landulfo Alves recebendo as oferendas e benzendo, com água de cheiro, os participantes.

Às 17h as baianas saem em cortejo até a rampa do Cais, espaço onde ocorrerão os rituais específicos, e, lá, esperam os areeiros que saem em cortejo do Trapiche e na Churupita se unem à embarcação maior, que leva as imagens de Oxum e Iemanjá.

Os orixás serão recebidos, na rampa do cais, ao som de atabaques e cânticos entoados por representantes dos terreiros de candomblé. Neste momento as oferendas às rainhas das águas serão colocadas em um barco para serem lançadas ao Rio Grande.

A partir das 20h na Praça Landulfo Alves, a população poderá acompanhar as manifestações realizadas pelos representantes dos terreiros presentes na festa. Os areeiros também farão a distribuição de uma farofa que simboliza paz e prosperidade.

Este ano, pela proximidade com o Carnaval, deverá ocorrer uma integração natural das duas tradições do povo baiano, numa demonstração de religiosidade, ritos e ritmos da cultura popular.

Projeto Esquenta Carnaoeste prepara foliões para a festa

Saúde e animação são os principais ingredientes do Projeto Esquenta Carnaoeste, idealizado pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo no período de 02 a 07 de fevereiro. A iniciativa tem a parceria de cinco academias da cidade e prevê atividades físicas e condicionamento para enfrentar os dias da folia.

Diariamente, a partir das 19h, na BR 242 (altura da Prefeitura), o público poderá participar de aulas de zumba, shiban, combo, além de treinamento funcional. As atividades serão orientadas por profissionais das academias levando em consideração a faixa etária e condicionamento dos participantes.

A parceria com a Secretaria de Saúde garantirá serviços e orientações básicas aos presentes como teste de glicemia, aferição de pressão arterial e dicas sobre alimentação e  hidratação durante o carnaval. “O projeto foi pensado justamente para que as pessoas entrem no clima do carnaval, mas, que busquem se preparar para a festa com saúde e observando alguns cuidados básicos”, diz o assessor de cultura, Alexandre Souza.

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: