Pular para o conteúdo

Piscicultura e agricultura familiar terão papel de destaque no I Festival de Gastronomia

29/09/2014
Reunião entre idealizadores do Festival de Gastronomia e Cultura da Região Oeste e Secretaria de Agricultura na manhã desta segunda-feira

Reunião entre idealizadores do Festival de Gastronomia e Cultura da Região Oeste e Secretaria de Agricultura na manhã desta segunda-feira

Os peixes produzidos pelo projeto de piscicultura em desenvolvimento no Assentamento Rio de Ondas, zona rural de Luís Eduardo Magalhães e os produtos oriundos da agricultura familiar terão papel de destaque na programação do I Festival de Gastronomia e Cultura do Oeste da Bahia, que acontece entre os dias 15 e 18 de outubro, no Centro de Eventos Nossa Senhora Aparecida.

Na manhã desta segunda-feira, 29, o secretário de Agricultura de Luís Eduardo Magalhães, Renato Faedo se reuniu com a chef de cozinha Rosa Gonçalves, idealizadora do festival, justamente para tratar desses assuntos. Os agricultores certificados pelo Sistema de Inspeção Municipal (SIM) município também irão participar do evento. “A ideia é que os restaurantes da cidade possam participar e preparar os pratos com produtos produzidos na região”, comentou Rosa.

Praticamente toda programação do segundo dia de festival será dedicada a criação de pratos a base de peixe e com alimentos da agricultura familiar. Pela manhã está previsto uma Capacitação com os Piscicultores da Região Oeste da Bahia e duas palestras sob o tema: “Piscicultura e Agricultura Familiar na Região Oeste” e “ATER – Pesca e Aquicultura – perspectivas de assistência técnica aos produtores”, além de uma oficina sobre o beneficiamento de pescados.

À tarde e a noite a programação contará com oficinas gastronômicas dedicadas a criação de pratos a base de peixe: tambaqui recheado à moda oeste, sushi, tilápia ao molho de frutas, entre outros. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.lemgastronomia.com, onde pode ser conferida a programação completa do festival.

O Festival de Gastronomia e Cultura do Oeste tem a intenção de redescobrir, registrar e divulgar a diversidade gastronômica da região Oeste da Bahia. Encantar pelo paladar, pelo olfato, pelo colorido, pelo talento dos chefes de cozinha e das receitas das famílias, temperando tudo com a diversificada cultura e história da região, em um evento que contará com a participação de chefes da Bahia e de outros Estados. O evento reunirá profissionais do setor de alimentos e bebidas, chefes de cozinha, estudantes, professores e amantes da gastronomia, produtores da agricultura familiar, piscicultura, além de empresas produtoras de alimentos e organizações de economia solidária.

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: