Pular para o conteúdo

Prefeitura intensifica cuidados na saúde de crianças nas escolas municipais

29/07/2014
 Agentes de Saúde receberam um guia prático para controlar as Geohelmintíases. Eles farão o papel de comunicar as famílias que seus filhos serão medicados e a importância disso.


Agentes de Saúde receberam um guia prático para controlar as Geohelmintíases. Eles farão o papel de comunicar as famílias que seus filhos serão medicados e a importância disso.

A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães através do Departamento de Vigilância Epidemiológica (DEVEP) realizou na manhã desta terça-feira, 29 um encontro com agentes de saúde, diretores e coordenadores de escolas municipais para organizar uma campanha que visa melhorar a qualidade da saúde de estudantes da rede pública de ensino.

O objetivo do encontro foi informar e alinhar as atividades da campanha de eliminação de parasitas em mais de 14 mil jovens estudantes entre cinco e 14 anos em todas as escolas da zona urbana e rural do município. A iniciativa é do Ministério da Saúde (MS) e tem como meta eliminar basicamente três tipos de Geohelmintíases que afetam os jovens , a Ascaris lumbricoides, Trichuris trichuria e Ancilostomídeos.

Além dos parasitas a campanha contempla o combate e controle da bactéria Mycobacterium leprae, popularmente conhecida como a Hanseníase. De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde, Maisa Luana, “esta campanha já aconteceu ano passado e agora está sendo aprimorada a maneira de conduzir o controle de vermes e da Hanseníase nos estudantes. Pedimos o auxílio dos agentes em saúde e com o apoio dos diretores e coordenadores, será mais fácil, aplicar a medicação recomendada pelo Ministério da Saúde”.

De acordo com a enfermeira da DEVEP, Fernanda Barros, “os agentes de Saúde nos ajudarão a administrar as doses do medicamento e farão o trabalho de sensibilização com a comunidade” comenta ao falar sobre o índice de alunos prejudicados, pelos efeitos  dos geohelmintíases, causados nos jovens em situação de risco

Todas as escolas municipais participarão da Campanha para controle das Geohelmintíases e Hanseníase. Para isso os alunos levarão para casa um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, para os pais autorizarem as crianças usarem o medicamento Albendazol.

Prefeitura banner 940x250

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: