Pular para o conteúdo

Aleluia! Prefeito confirma eliminação dos quebra-molas das ruas Enedino da Paixão/JK

03/06/2014
Rua Enedindo Alves da Paixão, agora sem quebra-molas. Espera-se que seja retirado, também, o quebra-molas do Posto 90 e as depressões do Posto Rio de Ondas, antigo URSA.

Rua Enedino Alves da Paixão, agora sem quebra-molas. Espera-se que seja retirado, também, o infame quebra-molas do Posto 90 e as depressões do Posto Rio de Ondas, antigo URSA.

Em entrevista com a imprensa, hoje pela manhã, o prefeito Humberto Santa Cruz confirmou a retirada do torturante conjunto de 19 quebra-molas na avenida paralela à BR 242, no seu trecho urbano, para melhorar as condições de recapeamento.

-A imprensa fala mal dos quebra-molas (referindo-se obviamente ao jornal O Expresso), mas não quero me responsabilizar sobre os acidentes decorrentes dos abusos de velocidade no trecho. Por isso estou providenciando a instalação, sem ônus, de redutores de velocidade ao longo da pista, quando a instaladora e mantenedora participará de um percentual dos valores auferidos com multas.

O Prefeito esclareceu também que no mês de janeiro a Pavi Service, empreiteira das obras da travessia urbana da BR 242 e BR 020, recebeu ordens do DNIT para pausar as obras, por falta de previsão de verbas.

-Estava faltando dinheiro mesmo, disse o Prefeito, mas em abril o DNIT autorizou a retomada das obras, que esperamos sejam concluídas num espaço curto de tempo, mesmo porque tivemos que intervir com algumas modificações. Os acessos à nova rodoviária estavam errados e agora, com a correção, esperamos que a conclusão seja rápida.

Novas obras

Entre as obras importantes que o Prefeito anunciou estão a continuidade da avenida JK até o bairro Tropical Ville; o asfaltamento da avenida Brasília, desde a rua São Francisco até o acesso a BR 242; a rua Irecê (aquela onde está localizado o quartel da CIPE – Cerrado, no bairro Santa Cruz, até a rua Xique Xique e de todas as 9 travessas da rua Irecê com a Ibitiba.

O asfaltamento destas vias vai contribuir para a melhoria do trânsito e para que o centro da cidade receba menos areia trazida pelos pneus dos carros, afirmou Humberto.

Normas técnicas e quebra-molas

O secretário de Infraestrutura, Waldemar “Nem”, presente à entrevista do Prefeito, concordou também com argumentos deste Editor de modificar o ângulo de ataque de alguns quebra-molas espalhados pela cidade, já que estão claramente fora dos parâmetros previstos pelo Código Nacional de Trânsito.

São as seguintes as normas do CONTRAN para lombadas ou quebra-molas:

I – TIPO I:
a) largura: igual à da pista, mantendo-se as condições de drenagem superficial;
b) comprimento: 1,50
c) altura: até 8cm (máximo).
II – TIPO II:
a) largura: igual à da pista, mantendo-se as condições de drenagem superficial;
b) comprimento: 3,70m;
c) altura: até 10cm (máximo).

O Secretário deve cobrar também de uma sinalização mais eficaz das lombadas. Se um veículo trafega à noite, na cidade, obviamente deve usar faróis baixos. Portanto, o motorista não poderá divisar aquelas plaquinhas diminutas, nem sempre refletivas, colocadas em cima do quebra-molas. Os quebra-molas devem ser precedidos por placa colocada a 30 metros e pintados com as cores regulamentares.

Cabe também à Secretaria de Infraestrutura e ao  Departamento de Trânsito coibir o aparecimento de lombadas voluntárias, construída por moradores, como aquela denunciada pelo blog de O Expresso, na avenida Tancredo Neves, em frente a um frequentado restaurante.

Veja mais sobre educação profissional na Bahia, clicando aqui

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: