Pular para o conteúdo

Fórum debate “Custos de produção: entraves ao desenvolvimento agrícola nacional” durante Bahia Farm Show

22/05/2014

Fórum Canal Rural1_2013

Os custos da produção agrícola no Brasil estão entre os maiores do mundo. Isso impacta, diretamente, a capacidade de investimento do produtor e compromete a continuidade da atividade. Este assunto será debatido na próxima terça-feira, 27, na abertura da Bahia Farm Show 2014, durante o Fórum do Canal Rural, que terá transmissão ao vivo, das 14 às 16h.

Entre os fatores que elevam o custo de produção, merece destaque a infraestrutura logística que, sozinha, eleva em 25% os custos totais. A opção de desenvolvimento nacional baseado nas rodovias, fez com que modais como hidrovias e ferrovias, fossem subutilizados e sucateados. O transporte de insumos e produtos pelas rodovias sofre com as oscilações dos valores de frete, combustível e manutenção de caminhões e vias.

A aquisição de adubos e fertilizantes, que em sua maioria são importados, também tem grande participação na elevação dos custos de produção. “Os valores de fertilizantes e defensivos para o controle de pragas como a Helicoverpa, fizeram aumentar R$ 690,00/ ha no algodão e R$ 280,00/ ha na cultura da soja”, disse Júlio Cézar Busato, presidente da Bahia Farm Show e da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), que participará do Fórum relatando as dificuldades dos agricultores do Oeste da Bahia.

Também farão parte da mesa de debates, o pesquisador do Cepea/Esalq/USP, Mauro Osaki; e o economista-chefe da Federação de Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), Antonio da Luz. Os telespectadores também poderão participar do Fórum enviando perguntas e comentários através do site ou do facebook do Canal Rural, que também fará a cobertura completa da Bahia Farm Show, com reportagens diárias e entradas, ao vivo, em toda a programação da emissora.

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: