Pular para o conteúdo

Umob realiza reunião itinerante em Muquém do São Francisco

17/05/2014
O presidente Humberto Santa Cruz, anunciou que a Umob é uma ferramenta para auxiliar tanto os pequenos municípios como os municípios que estão em ascensão

O presidente Humberto Santa Cruz, anunciou que a Umob é uma ferramenta para auxiliar tanto os pequenos municípios como os municípios que estão em ascensão

Presidente convida secretário de Meio Ambiente e Saúde – representado por seu assessor – para encontro  e prefeitos expõem a realidade do oeste. Necessidades e sugestões são encaminhadas ao governador.

A União dos Municípios do Oeste da Bahia (Umob), em sua terceira reunião itinerante do ano, visitou na última quinta-feira, 15 de maio, o município de Muquém do São Francisco, a 183km de Barreiras, sede da entidade. Participaram da reunião prefeitos das cidades de Angical, Baianópolis, Barreiras, Cotegipe, Cristópolis, São Desidério, Luís Eduardo Magalhães, Wanderley, Muquém do São Francisco, Formosa do Rio Preto, além do secretário de Meio Ambiente do Estado da Bahia, Eugênio Spengler, Alfredo Boa Sorte assessor especial do secretário de Saúde do Estado da Bahia, Washington Couto e o deputado federal Afonso Florence.

“A região oeste está organizada policamente, nosso grupo de gestores está mostrando resultado para todo estado da Bahia. Fico muito satisfeito com a seriedade que os prefeitos estão encarando a Umob. Nosso grupo está ganhando forças cada vez mais”, iniciou o presidente da entidade e prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Humberto Santa Cruz. O encontro realizado no auditório do Colégio Antônio Carlos Magalhães reuniu ainda cerca de 300 pessoas entre secretários municipais de saúde, meio ambiente e membros de suas equipes.

Eugênio Spengler falou sobre a relação das Secretarias Municipais com as vendas de Consultorias Ambientais. O novo código florestal possui algumas contradições, observou.

Eugênio Spengler falou sobre a relação das Secretarias Municipais com as vendas de Consultorias Ambientais. O novo código florestal possui algumas contradições, observou.

O presidente aproveitou a plateia presente para abordar a importância do alinhamento entre gestores municipais com secretários estaduais, principalmente para que os secretários municipais atuem, de forma paralela, as leis estaduais. Humberto explicou sobre o Consórcio Intermunicipal em vias de ser implantado e sobre a lista das prefeituras engajadas até o momento. “Vamos aguardar até 30 de maio para o cadastro  de outros municípios para iniciar o processo do consórcio guarda-chuva em que as cidades poderão ser beneficiadas em diversas esferas, tais como Infraestrutura, Planejamento, Tributos, Cultura, Turismo,  Agricultura e Meio Ambiente”, observou.

Saúde e Meio Ambiente – Na área da saúde um dos temas debatidos foi a ampliação dos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS). Alfredo Boa Sorte, assessor especial do secretário de Saúde do estado da Bahia, Washington Couto comentou que é possível uma reestruturação da Saúde na região oeste sendo necessário que a Umob repasse ao Estado, tanto informações quanto novas ideias.

Boa Sorte apresentou alguns dados sobre a saúde no estado e região oeste e destacou  a Regionalização da Saúde. “Devemos planejar Saúde levando em conta também as distâncias, aqui no oeste é um ponto que deve ser relevado”, comentou ao falar da possibilidade de investimentos em locomoção aérea, em pontos estratégicos da região. O presidente da Umob reforçou a consolidação dos Consórcios e a responsabilidade que os secretários municipais possuem, principalmente na Saúde que considera uma prioridade nos municípios.

O secretário de Meio Ambiente da Bahia, Eugênio Spengler, por sua vez, abordou Gestão Urbana e Rural, Outorgas, mudança na Legislação Ambiental, convênios com prefeituras, Cadastro Estadual Ambiental Rural (CEFIR) e esclareceu sobre o ato nulo para Licença Ambiental para plantio. “Entre tantos temas importantes a serem debatidos aqui neste encontro, destaco que no nosso Estado não existe o Cadastro Ambiental Rural (CAR), na Bahia o CAR é o CEFIR e precisamos ficar atentos também, que todos os municípios, não podem emitir licenciamento ambiental para novas áreas com fins agrícolas, desde a última publicação da resolução no Conselho Estadual do Meio Ambiente (CEPRAM) – Nº 4327 de 03 de dezembro de 2013”, orientou os secretários municipais.

Alfredo Boa Sorte apresentou a situação dos programas e ações do governo estadual.

Alfredo Boa Sorte apresentou a situação dos programas e ações do governo estadual.

Auxílio Estadual – O prefeito do Município de Wanderley, José Conceição expôs a situação do seu município e entregou para Alfredo Boa Sorte, um pedido para ampliação do Hospital de sua cidade, que encontra-se em estado precário com instalações antigas. “Os recursos que vêm do governo Federal não são suficientes, preciso remanejar recursos de outras pastas, logo o município fica estagnado”, desabafou.

O presidente comentou que enviou uma solicitação ao governador Jaques Wagner, para a realização do Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável do Polo Caminhos do Oeste (PDITS), visando a inclusão desta região turística no Programa de Desenvolvimento do Turismo (PRODUTUR).

Humberto Santa Cruz salientou ainda que durante a Bahia Farm Show 2014 em Luís Eduardo Magalhães, a Umob disponibilizará de um estande para encontros e reuniões. Será um ótimo momento para alinhar assuntos e definir o projeto do Consórcio Intermunicipal, no momento em que o governador visitará uma das três maiores feiras de tecnologia e negócios do Brasil.

Força e União – Os municípios de Mansidão, Buritirama, Ibotirama, Santa Rita de Cássia, Barra, Morpará, Catolândia e Correntina estiveram representados pelos seus secretários municipais de Saúde, Meio Ambiente, Procuradores, Diretores, Gerentes e Coordenadores. O coordenador do Território do Velho Chico, Demerval Oliveira, também acompanhou o encontro.

A próxima reunião itinerante da Umob será no dia 21 de agosto no município de Formosa do Rio Preto, abordando as diferences nuances da Infraestrutura da região oeste.

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: