Pular para o conteúdo

Washington Post: corrupção elevou custo da Copa no Brasil

16/05/2014
Estádio Mané Garrincha, Brasília: o que fazer com ele depois da Copa.

Estádio Mané Garrincha, Brasília: o que fazer com ele depois da Copa.

O portal do The Washington Post publicou, neste dia 12, uma longa reportagem sobre a corrupção nas obras da Copa do Mundo de futebol.

“Esta não é uma história com um bom final. Com pouco mais de um mês, até a Copa do Mundo começar no Brasil, a Associated Press saiu com um relatório contundente hoje descrevendo a corrupção desmedida e disparada dos custos que têm perturbado a preparação do País . Aqui estão as cinco coisas mais tristes e chocantes que aprendemos :

1) Um dos estádios mais caros do mundo tem um futuro fraco. O estádio Mané Garrincha Copa do Mundo em Brasília, uma cidade de cerca de 2,5 milhões de pessoas, custou cerca de US $ 900 milhões em recursos públicos para construir , o que torna o estádio de futebol de segunda maior custo da história . ( O primeiro é Wembley Stadium de Inglaterra em US $ 1,25 bilhão. ) O orçamento deveria ser de US $ 300 milhões, mas a fraude acabou triplicando o preço, conforme a AP informa . Talvez seja um investimento para o time da cidade de Brasília ? Não.  Brasília não tem um grande time de futebol profissional.

2) As discrepâncias de preços são ridículas. Relatório do auditor independente atribuído 4,700 dólares para cobrir os custos de transporte de arquibancadas pré-fabricadas para estádio de Brasília. Mas o consórcio construtor cobrada ao governo US $ 1,5 milhões, informa a AP . Isso é um 318 vezes o custo original. Ou, em termos mais malucos , a 31.000 por cento de aumento.

3) Os políticos e as políticas têm muito a ver com os problemas . Andrade Gutierrez , o conglomerado de construção que foi premiado com participações em contratos que totalizam cerca de um quarto de US$11,5 bilhões do  preço da Copa do Mundo , contribuiu com US$73.180 para as eleições municipais de 2008 de , a AP informa . Em 2012, depois de ter sido conhecido o projeto da Copa do Mundo, as contribuições políticas da empresa subiram para 37,1 milhões dólares . É um aumento de 50.000 por cento.

4) Pelo menos investigadores federais têm segurança no emprego. A Copa do Mundo ainda nem começou e “há pelo menos uma dúzia de investigações federais separadas em gastos da Copa do Mundo “, relata a AP . Isso parece muito até que o AP passa a reportar 40 por cento dos parlamentares brasileiros têm casos criminais pendentes contra eles, de acordo com um grupo de vigilância chamado Congresso em Foco.

5) Alguns brasileiros estão desanimados em sediar a Copa do Mundo . “Isso é um monumento à tristeza nacional e de resíduos”, diz o  guarda de segurança Paulo Rodrigues “Eu não sou contra a Copa , mas estou frustrado com os gastos e a corrupção todos nós sabemos que ela envolve. Quando os políticos constroem uma estrada , mesmo que haja propinas , pelo menos, no final, temos uma estrada. Com este estádio, não temos nada.”

A corrupção no Brasil assusta os estrangeiros por que eles não conhecem o caráter pandêmico dessa doença que ataca os órgãos governamentais, iniciativa privada e organizações do terceiro setor. Nos três poderes constituídos a corrupção ataca: nas pequenas câmaras municipais do interior, nas prefeituras, no governo dos estados, no governo federal, nos tribunais de todas as instâncias, nas forças de segurança de qualquer nível e principalmente nas assembleias e no congresso. Vai chegar um dia que, ao se encontrar um cidadão probo, será exibido em praça pública como raridade.

 

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: