Pular para o conteúdo

PF desarticula quadrilha de fraudadores na Bahia e Espírito Santo

16/05/2014

image

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta sexta-feira (16/5), a Operação Código 94, direcionada a desarticular uma organização criminosa especializada em fraudes bancárias, com atuação nos estados do Espírito Santo e Bahia. Investigações apontam que as fraudes realizadas podem ter gerado um prejuízo de mais de R$ 2 milhões às instituições bancárias.

A Operação da PF contou com a participação de 70 policiais federais, que cumpriram 11 mandados de busca e apreensão e cinco mandados de prisão, nos municípios de Vila Velha, Viana, Serra, e Cariacica, pertencentes à Região Metropolitana de Vitória. Além disso, foi cumprido um mandado de busca e apreensão e uma prisão na cidade de Vitória da Conquista, na Bahia.

Os investigados atuavam em fraudes bancárias decorrentes de saques ilícitos de benefícios previdenciários e de empréstimos consignados, além de executarem créditos fraudulentos se passando por funcionários públicos federais, tudo a partir da falsificação de documentos públicos.

A PF investiga a existência de um fornecedor de dados sigilosos do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) e Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (SIAPE), através da internet. O suspeito criou um site na rede mundial de computadores e negociava acesso aos dados do INSS de milhões de brasileiros e de um grande contingente de funcionários públicos federais, tornando essas pessoas potenciais vítimas da ação ilícita de transgressores da lei.

A partir dos dados do INSS, era possível identificar a existência de eventuais montantes nas contas dos beneficiários do regime previdenciário, inclusive identificando o valor e a instituição bancária conveniada, gerando, na sequência, a falsificação dos documentos pertinentes e o saque ilícito. Os crimes apurados até o momento são o de Estelionato Simples e Qualificado, Violação de Sigilo e Organização Criminosa.

twitter-300x222

Siga O Expresso no twitter, clicando aqui

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: