Pular para o conteúdo

Correntina: assaltantes recebem CIPE/Cerrado a bala e morrem

05/05/2014

Os soteropolitanos Alexandre dos Santos Rosa e Filipe Santos da Silva foram mortos em confronto com policiais militares da CIPE/Cerrado na madrugada desta segunda-feira, 05.
No final da noite de ontem, domingo, 04, a dupla invadiu a residência de um empresário do ramo de combustíveis em busca de dinheiro e saíram de lá com joias, celulares, aparelhos eletrônicos e diversos objetos. Na fuga, eles utilizaram o próprio veículo da vítima, um VW Saveiro para deixar a cidade.

No caminho, a gasolina  do carro acabou e a dupla tomou uma motocicleta de assalto.
Os policiais da CIPE/CERRADO empreenderam rondas e conseguiram localizar os indivíduos, que receberam os policiais na bala. Na troca de tiros, eles foram abatidos. Do blog de Sigi Vilares.

Policial em estado grave

É grave o estado de saúde do policial militar baleado em um assalto no bairro Guarani, em Vitória da Conquista, na região sudoeste, de acordo com as informações do IBR Hospital, obtidas nesta segunda-feira (5). De acordo com médico que coordena a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da unidade de saúde, os sedativos já foram retirados para se fazer uma avaliação do nível da lesão. “Ele não está mais em coma induzido”, explicou.

O soldado Nelson Nascimento Vilas Boas, 32 anos, foi baleado na noite do último sábado (3), quando estacionou o veículo que dirigia para atender a uma ligação.

Investigação das causas

A capital baiana está entre as 39 cidades,  capitais e municípios de regiões metropolitanas, que receberão o repasse de R$ 1,4 milhão do Ministério da Saúde (MS) para investigar mortes por acidente e violência. Quatro postos de Salvador vão ter 44,8 mil (teto máximo) para a realização do Inquérito de Vigilância de Violências e Acidentes (VIVA Inquérito 2014).

A portaria do Ministério que autoriza a verba foi publicada nesta segunda-feira (5) no Diário Oficial da União. Segundo o texto, o recurso será repassado, em parcela única, do Fundo Nacional de Saúde ao fundo do Distrito Federal e aos fundos municipais de saúde, para a realização do inquérito. Implantado em 2006, o Sistema de Vigilância de Violências e Acidentes (Viva) tem como objetivo coletar dados e gerar informações para subsidiar políticas em saúde pública para prevenir esses agravos.

Segundo o MS, lesões causadas por acidentes (trânsito, envenenamento, afogamento, quedas, queimaduras e outros) e violências (agressões, homicídios, suicídios ou tentativas, abusos físicos, sexuais, psicológicos, negligências e outras) representam a principal causa de morte na faixa etária de 10 a 39 anos, e a terceira entre crianças de até 9 anos. Do Bahia Notícias.

A investigação das causas, principalmente das mortes violentas, é de fácil resolução. Não era necessário gastar este dinheiro todo. O núcleo da questão está nas famílias sem valores, nos adolescentes sem escolas, no abandono de um senso geral do que é educação e formação de jovens. Pressionados por uma sociedade consumista, com base em valores éticos discutíveis, jovens procuram o atalho da delinquência e das drogas, um jeito simples de se fazer importante. Faltam escolas, faltam professores e faltam principalmente os pais, unidos em torno de um objetivo comum de formação de uma nova sociedade.

Luís Eduardo Magalhães é um exemplo. Há mais de 5 anos centenas de estudantes ficam a cada ano fora do colégio, pela ausência do Estado que promete construir uma simples escola. E a escola que ainda existe pratica  um mero sucedâneo de educação, com professores contratados, nem sempre preparados para a função. Para substituir essa educação seria necessária uma estrutura familiar reforçada por ação comunitária competente.

 

???????????????

buritis fevereiro 2

 

gacea

belavista

2A Logo Nova

One Comment leave one →
  1. 05/05/2014 12:53

    Muito bom. Ótima informação.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: