Pular para o conteúdo

Estamos caminhando para uma justiça bolivariana?

28/02/2014

joaquim barbosa

O presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa (foto), insinuou nesta quinta-feira, 27, que os ministros Teori Zavascki e Luís Roberto Barroso, nomes que passaram a integrar a Corte após a primeira fase do julgamento, em 2012, foram indicados ao cargo pela presidente Dilma Rousseff para reverter as sentenças do mensalão. Os dois ministros votaram pela aceitação dos embargos infringentes dos condenados e garantiram sua absolvição do crime de formação de quadrilha.

Barbosa começou a se mostrar indignado quando o placar já estava formado. “Temos uma maioria formada sob medida para lançar por terra o trabalho primoroso levado a cabo por esta Corte no segundo semestre de 2012″, afirmou. “Sinto-me autorizado a alertar a Nação brasileira de que esse é apenas o primeiro passo. É uma maioria de circunstância que tem todo tempo a seu favor para continuar sua sanha reformadora”, atacou.

Ao defender a manutenção da condenação, Barbosa tentou desqualificar os argumentos dos ministros contrários à sua tese. “Esta é uma tarde triste para este Supremo Tribunal Federal, porque, com argumentos pífios, foi reformada, jogada por terra, extirpada do mundo jurídico, uma decisão plenária sólida, extremamente bem fundamentada, que foi aquela tomada por este plenário no segundo semestre de 2012″, disse.

‘Desmonte’

Para Barbosa, a etapa inicial do desmonte do julgamento ocorreu em 2013, quando o tribunal, por maioria, resolveu aceitar os embargos infringentes – quando um réu é condenado com pelo menos quatro votos pela absolvição, pode pedir um novo julgamento. “Inventou-se um recurso regimental totalmente à margem da lei com o objetivo específico de anular e reduzir a nada um trabalho que fora feito”, disse. Agência Estado, com edição do Diário do Poder  e deste jornal.

Fico a imaginar o que pensa aquele prefeitinho corrupto de interior que ganha uma “peteca” na distribuição da água nos caminhões pipa; ou aquele vereadorzinho que ganha algum para votar a favor do seu prefeitinho. Ou ainda: aquele deputadinho que vota, em troco de ajuda nas eleições, conforme os interesses do lobista da ocasião; ou pior daquele funcionário público que troca o carimbasso por uma “garoupa” passada por baixo dos papéis. Eles estão reconfortados hoje com os ventos libertinos da justiça brasileira. Têm, agora, certeza de que nunca serão flagrados nas suas pequenas artimanhas.

6 Comentários leave one →
  1. Mário Machado permalink
    28/02/2014 3:25

    O seu desabafo Ministro Joaquim Barbosa é o que nós gostaríamos de dizer com outras palavras, talvez menos eruditas e muito menos respeitosas. 27 de Fevereiro de 2014 fica como um marco de que nem na justiça podemos acreditar mais. O senhor tem o meu respeito, apoio e consideração. Uma nova quadrilha foi formada, agora na mais alta corte do nosso país. Parabéns: Ministro Joaquim Barbosa – Presidente, Ministro Celso de Mello, Ministro Marco Aurélio, Ministro Gilmar Mendes, Ministro Luiz Fux, V.Exas honram a toga e vestes talares que usam.
    O Brasil agradece ao esforço de V.Exas.

  2. Cemat permalink
    28/02/2014 7:04

    Parabéns Mário Machado pelo seu brilhante comentário !

  3. jesiel permalink
    28/02/2014 13:38

    é verdade.

  4. Edvaldo Ramos permalink
    28/02/2014 18:15

    com excecão dos ministros Joaquim Barbosa e Gilmar Mendes os outros votariam a favor da absolvição, caso ainda houvesse a possibilidade da condenação. Em verdade o resultado já estava pré definido e a meu ver o principal responsável por esse vexame nacional foi o ministro Celso de Mello que anteriormente teve a oportunidade de não aceitar os embargos infringentes e encerrar a pantomina. Chegou a ser ridículo sua postura de votar a favor da condenação!

  5. Pereira S. Cezar Pereira permalink
    27/09/2015 10:43

    01- A PEDIDO DO BRASIL ( SUPREMA JUSTIÇA), A SUÍÇA VAI PARTILHAR E ENVIAR PARA O BRASIL PROCESSO DOS “PIXULECOS” CONTRA OS DIRIGENTES FUTEBOLÍSTICOS BRASILEIROS ENVOLVIDOS NA CORRUPÇÃO DA FIFA.
    A MODA PEGOU! A SUÍÇA VAI FATIAR O PROCESSO CONTRA A FIFA!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: