Pular para o conteúdo

Safra 2014: começa trabalho de campo para próximo levantamento de grãos

21/02/2014

Os técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) já estão em campo para a coleta dos dados relativos ao 6º levantamento da safra de grãos 2013/2014, que será divulgado no dia 12 de março. De acordo com a Gerência de Avaliação de Safras da Conab (Geasa/Dipai) a sexta estimativa irá indicar as áreas cultivadas com feijão e milho (2ª safra), algodão e intenção de plantio das culturas de inverno.

           De acordo com os dados do levantamento mais recente da safra de grãos 2013/2014, Conab no dia 12 deste mês, a estimativa é que haja uma leve redução no total de área cultivada do feijão segunda safra, em cerca de 1,5%. Ainda assim, com a recuperação, ou mesmo a expectativa de manutenção da produtividade, a produção do feijão segunda safra é estimada em 1,34 milhão de toneladas – 21,4% maior que a safra passada. Os principais estados produtores de feijão segunda safra são Paraná, com 38,6%, Minas Gerais, com 14,6%, Mato Grosso, com 15,3% e Ceará, com 10,3% das estimativas de produção da atual safra
Em relação ao milho segunda safra, o quinto levantamento apontou uma redução de 7,2%, na sua produção, passando de 46.129,6 milhões de t da safra 2012/2013 para os atuais 42.829,4 milhões de toneladas da safra 2013/2014. Além do indicativo de retração na área plantada também está prevista uma redução na utilização do pacote tecnológico de produção, o que explicaria a queda. (Antônio Marcos da Costa / Conab)

Agora vai aparecer a realidade, depois da grande seca enfrentada nos estados produtores durante os meses de janeiro e parte de fevereiro. Estará mais fácil calcular o volume de danos àquela que seria a safra recorde. 

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: