Pular para o conteúdo

Fenômeno dos 3 sóis encanta moradores da Rússia siberiana.

21/01/2014

3 sóisQuando os moradores da cidade russa de Kazan acordaram nesta segunda-feira poderiam ver a saída de três sóis no céu. Este fenômeno meteorológico raro foi considerado por alguns como um milagre.

Além dos três discos brilhantes, por um tempo foi observado, acima do horizonte, um arco-íris de inverno incomum. No dia seguinte (terça) em outra cidade russa, Samara, tem sido observada uma cena celestial semelhante, de acordo com o site de notícias  progorodsamara.ru .

3 sóis 2

Astrônomos locais asseguraram que não havia nada maravilhoso nestes efeitos ópticos, chamado de ‘sundog’ pelos cientistas. Eles são devidos a nuvens compostas de minúsculos cristais de gelo que estão suspensos na troposfera em altitudes entre 5 e 10 quilômetros.
Em geral, os casos de saída “três sóis” são característicos de pontos frios do planeta. De fato, na província de Samara e  Kazan  (capital da república russa do Tartaristão) nos dias de hoje são registradas temperaturas de até 24 graus abaixo de zero.

3 sóis 3

 

Vinte e quatro graus abaixo de zero? Quase igual a Barreiras, com uma diferença de uns 65ºC mais ou menos. Na quinta-feira passada, numa visita à capital de todos os oestinos,  o termômetro do carro indicava 48º C ao sol, uns leves 40º à sombra.

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: