Pular para o conteúdo

Monitoramento de poços da CPRM prevê aumento da área irrigada.

30/12/2013
Poço Encantado, na Chapada Diamantina, afloração do aquífero,em foto de Zig Koch

Poço Encantado, na Chapada Diamantina, afloração do aquífero,em foto de Zig Koch

Há dois anos, a Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), do Serviço Geológico do Brasil, realiza a instalação de poços de estudo no Oeste da Bahia para definir a capacidade hídrica do Aquífero Urucuia, reserva de água estratégica para manter a perenidade dos rios. Considerado o maior do país, o Urucuia abrange municípios do Oeste da Bahia e os estados do Piauí, Tocantins, Maranhão e Minas Gerais.

Para o Oeste da Bahia, a implantação de poços para estudo possibilitará conhecer o quantitativo de água disponível para os múltiplos usos e para a ampliação da área irrigada. De acordo com o diretor de Águas da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), Cisino Lopes, o estudo esclarecerá aos produtores rurais da região sobre o que poderá ou não ser explorado para a irrigação.

“A meta é ampliar a oferta de água para irrigação uma vez que já dispomos de tecnologia adequada para esta atividade, podendo aumentar substancialmente a oferta de alimentos sem causar pressão ou supressão de novas áreas”, explicou Cisino, acrescentando que “a Aiba tem uma visão positiva deste trabalho em função de sua política de sustentabilidade do agronegócio regional”.

Até o momento, foram instalados 72 dos 116 poços previstos. A previsão é que até 2014 as implantações sejam concluídas. Ascom Aiba.

O grande sistema aquífero Urucuia-Areado compreende parte dos estados de Bahia, Minas Gerais, Goiás, Piauí e Maranhão. É a maior riqueza de uma vasta região. Os sistemas de irrigação em poço profundo precisam evitar a contaminação do grande lençol, mas o maior perigo está na exploração de gás de xisto, levado à frente, apesar dos protestos de vários setores da sociedade, inclusive do Congresso, pela Agência Nacional de Petróleo e Petrobrás, a maior cessionária da prospecção.

 

belavista

dó e ginja

hotelcolumbiadavi

 

Cartão-fim-de-ano-ok

 

Blog Sampaio - 600x400 pixels

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: