Pular para o conteúdo

Abapa apresenta projeto para implantação de uma esmagadora de caroço de algodão

19/09/2013
Em São Desidério, o prefeito Demir Barbosa recebe o representante da ABAPA para inteirar-se do projeto.

Em São Desidério, o prefeito Demir Barbosa recebe o representante da ABAPA para inteirar-se do projeto.

A implantação de uma indústria esmagadora de caroço de algodão e extração de óleo na Região Oeste da Bahia irá gerar 50 empregos diretos e 200 indiretos, com capacidade inicial de 400 toneladas de matéria-prima processada por dia. Com um investimento da ordem de R$ 40 milhões, o projeto foi desenvolvido pela Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) em parceria com o Instituto Brasileiro do Algodão (IBA).

A carta de apresentação do projeto foi entregue pela Abapa para as prefeituras de São Desidério (10/09), Luís Eduardo Magalhães (18/09) e Barreiras (19/09), com o objetivo de pleitear junto aos municípios, benefícios que possibilitem viabilizar e concretizar o empreendimento.

“A esmagadora será uma parceira do agricultor para  agregar valor ao seu produto. Apresentamos o projeto para as principais prefeituras do polo produtor e tivemos boa receptividade. Iremos analisar a melhor contrapartida”, disse a presidente da Abapa, Isabel da Cunha.   “Com o apoio dos municípios, pretendemos até o final do ano lançar a pedra fundamental deste grande empreendimento”, completa o diretor executivo da Abapa, Uilham Hillebrand.

Uilham Hillebrand, o vice-prefeito Peu e o prefeito Antonio Henrique, de Barreiras

Uilham Hillebrand, o vice-prefeito Paê e o prefeito Antonio Henrique, de Barreiras

Segundo prefeito de São Desidério, Demir Barbosa, o município vai contribuir e buscar parcerias para implantação da esmagadora. “Parabenizamos a Abapa pela iniciativa que vai beneficiar o agricultor e toda a sociedade. Temos interesse e já  estamos trabalhando na desapropriação de uma área localizada em Roda Velha para a criação de um distrito industrial municipal. Ainda este mês teremos novidades”, afirmou.

O prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Humberto Santa Cruz, afirma que está disposto a agregar valor aos subprodutos das culturas agrícolas da região oeste. “Essa esmagadora é um grande avanço, pois a semente do algodoeiro é uma das principais matérias primas para a indústria de óleo e será mais uma opção de comercialização para o agricultor”.

De acordo com o prefeito de Barreiras, Antonio Henrique, toda a região será beneficiada. “O projeto é excelente. Vamos levantar as áreas estratégicas do município para apresentar como proposta e contribuiremos com o que for possível”, disse.

One Comment leave one →
  1. Ernesto Sabino de freitas permalink
    20/09/2013 6:19

    Sampaio, corrija logo: Pae e Peu o Vice-Prefeito de Barreiras.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: