Pular para o conteúdo

Fardos de algodão da Bahia recebem selo do Programa ABR

05/09/2013
João Carlos Jacobsen

João Carlos Jacobsen

Este é o primeiro ano que o algodão certificado pelo Programa ABR – Algodão Brasileiro Responsável, após passar pelo processo de beneficiamento recebe o selo de identificação.  Nesta safra 2012/2013, 18 propriedades do estado da Bahia foram certificadas pela Intertek do Brasil e cerca de 274 mil selos serão utilizados.

O Programa visa unificar o protocolo de certificação de sustentabilidade na produção de algodão no Brasil, englobando ações nos três pilares: ambiental, social e econômico.  O ABR foi implantado na Bahia pela Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), com a coordenação da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) e com o apoio do Instituto Brasileiro do Algodão (IBA).

Na Fazenda Independência, do produtor João Carlos Jacobsen, os fardos de algodão estão recebendo os selos do ABR. De acordo com ele, a certificação é uma consequência da adequação da propriedade a legislação e da responsabilidade social do produtor. “A certificação do algodão é importante não apenas pelo simples certificado, mas para o produtor mostrar que está socialmente e ambientalmente adequado à legislação brasileira. Isso pode contribuir para um reconhecimento e maior procura pelo seu algodão”, disse.

Segundo o coordenador do Programa ABR na Bahia, Maurício Lopes, os resultados foram satisfatórios. “Os produtores fizeram importantes adequações em suas propriedades que contribuem para a sustentabilidade. Os interessados em fazer a adesão na próxima safra podem entrar em contato com a Abapa para receber as primeiras orientações”, disse Maurício.

Em outubro, a Abapa realizará um evento de mobilização para esclarecer e incentivar os produtores a aderirem o Programa ABR na safra 2013/2014.

Imperial Cabeçalho

 

ANUNCIO SAMPA OSVALDIR

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: