Pular para o conteúdo

Ar seco: 5 cidades em emergência; 192 abaixo de 30%.

28/08/2013

A forte massa de ar seco, que cobre a região central do Brasil e impede a formação de chuva, faz com que seja difícil de respirar nessas áreas. A umidade do ar despencou hoje e cinco municípios brasileiros estão em estado de emergência na tarde desta quarta-feira, pois os índices estão abaixo de 12%. O menor valor foi registrado em Campos Sales-CE e Guiratinga-MT, com 10%. As outras cidades são Araxá-MG, Espinosa-MG e Canto do Buriti-PI, com 12%.

O ideal para a saúde é que a umidade fique acima de 60% e quando os valores ficam abaixo de 30% já entram em estado de atenção. No Brasil hoje estão abaixo dessa marca 192 cidades. Entre elas estão quatro capitais, as com tempo mais seco são Cuiabá-MT e Campo Grande-MS, com 15%, seguidas de Brasília-DF, com 20% e Belo Horizonte, com 24%.

Os níveis críticos de umidade relativa do ar são classificados através de um estudo feito pela Unicamp. Quando os valores estão entre 30% e 21% as cidades entram em estado de atenção, quando os índices variam entre 20% e 13% é considerado estado de alerta e quando está abaixo de 12% já é estado de emergência.

Os principais problemas causados pela baixa umidade do ar são: complicações alérgicas e respiratórias, sangramento pelo nariz, ressecamento da pele, irritação dos olhos, eletricidade estática nas pessoas e em equipamentos eletrônicos e aumento do potencial de incêndios em pastagens e florestas. Para amenizar os efeitos, os especialistas recomendam umidificar os ambientes, evitar exercícios físicos entre 10 horas e 16 horas, beber muita água e usar soro fisiológico para olhos e narinas.

Para melhorar essa situação é preciso chover, mas segundo a previsão da Somar Meteorologia as precipitações devem se concentrar em poucas áreas do país. A frente fria está mais afastada do continente, mas ainda deve provocar chuvas fracas entre o Rio de Janeiro e o Espírito Santo. Os ventos úmidos que sopram do oceano ainda mantém as pancadas de chuva no litoral nordestino, mas os acumulados ficam em torno dos 15mm na faixa leste. No restante do Brasil o ar seco predomina e não há previsão de chuva. A informação é da Somar Meteorologia.

arquiteco alterado

????????????

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: