Pular para o conteúdo

Dona Dilma vai engolir o desaforo britânico?

19/08/2013

O desaforo britânico, a mando dos Estados Unidos, retendo no aeroporto de Londres, o brasileiro David Miranda, companheiro do jornalista americano Glenn Greenwald, com quem vive no Rio de Janeiro, não deveria ficar incólume. Greenwald é o jornalista que publicou o maior escândalo da política internacional dos últimos 100 anos, com dados fornecidos por Edward Snowden, denunciando o controle norte-americano sobre a internet.  Dona Dilma deveria ameaçar com retaliações prontas e decididas, principalmente porque diz respeito a liberdade de informação e prisão indevida de um cidadão brasileiro.

Em branco, os países que nunca foram invadidos pelo imperialismo inglês.

Em branco, os países que nunca foram invadidos pelo imperialismo inglês.

O imperialismo britânico tem exemplos hilários ao longo da história. Contam os historiadores britânicos que a rainha Vitória nunca se convenceu de que a toda poderosa Marinha de Sua Majestade não podia bombardear a Bolívia. O pequeno país latino-americano tinha dado alguns pontapés no embaixador britânico, humilhando publicamente um representante do mais poderoso império do século XIX. Em quaisquer outros países com as costas para o mar, a marinha inglesa teria reduzido a entulhos as sedes do governo, se é que pouparia o próprio país como um todo das represálias pesadas a uma humilhação do gênero.
Ocorre que, para castigar exemplarmente a Bolívia, as forças britânicas teriam de atravessar alguns países, como o Chile, o Peru e até o Brasil. Haveriam que pedir licença, o que dificilmente lhes seria concedida; ou declarar guerra à América Latina como um todo para atingir a Bolívia. Não havia, em suma, como reagir à altura. Conta-se então que a rainha Vitória teria pedido um mapa-mundi e, com caneta imperial, riscou a Bolívia do mapa das Américas. Dali em diante a Bolívia não existiria.

Anuário banner

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: