Pular para o conteúdo

Umidade relativa do ar já baixou dos 30% em Luís Eduardo

31/07/2013

Sem títuloA presença de uma massa de ar seco no Brasil inibe a formação de nuvens de chuva sobre a maior parte do país e por isso, a umidade relativa do ar tem ficado muito baixa nos últimos dias. Hoje, ao meio-dia, pelo menos 79 municípios brasileiros já registravam índices iguais ou inferiores a 30%, o que já caracteriza estado de Atenção. Bom Jardim da Serra-SC entrou em estado de Emergência com apenas 12% de umidade e Campos do Jordão-SP em estado de Alerta com 19%. E até o meio da tarde a situação tende a piorar, com mais cidades com baixa umidade do ar e valores ainda menores.

De acordo com estudos da Unicamp, valores entre 30% e 20% são considerados estado de Atenção, entre 20% e 12% estado de Alerta e abaixo de 12% estado de Emergência. Segundo os especialistas, a umidade relativa do ar considerada ideal para o organismo humano gira em torno dos 60%. Abaixo disso, há risco de complicações alérgicas e respiratórias devido ao ressecamento de mucosas e da pele, sangramento pelo nariz e irritação dos olhos.

Seguir algumas recomendações amenizam os problemas decorrentes da baixa umidade, tais como: evitar exercícios físicos ao ar livre entre 10 e 16 horas, umidificar o ambiente através de vaporizadores, toalhas molhadas e recipientes com água, evitar aglomerações em ambientes fechados, usar soro fisiológico para olhos e narinas, e beber muita água.

Além disso, o tempo seco aumenta o potencial de incêndios em pastagens e florestas. E o número de queimadas subiu bastante nos últimos dias. De ontem para hoje os satélites ambientais do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) registraram 283 focos em todo o país. Durante todo o mês de julho foram 6.789 focos, quase 60% a mais que no mês passado.

A Polícia Rodoviária recomenda cuidado aos motoristas, pois muitos acidentes são registrados por conta dos incêndios nas estradas. Aliás, muitos deles começam com atos irresponsáveis de algumas pessoas que jogam bitucas de cigarro no solo seco, por exemplo. Informações da Somar Meteorologia.

Cem por cento de umidade relativa significam 4% de vapor d’água no ar. Trinta por cento significam então apenas 1,2% de vapor d’água no ar.

?????

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: