Pular para o conteúdo

A verdade: em Cuba tem 6 mil médicos sem emprego.

25/06/2013

Por Sérgio Augusto Oliveira Siqueira

Fui remexer nos gorgulhos do Google só para saber quantas escolas de medicina o Brasil disponibiliza para seus quase 200 milhões de habitantes. Resposta: 201 escolas médicas em atividade – 116 particulares, 48 federais, 30 estaduais e 7 municipais. Elas formam por ano nada menos de 16.500 médicos. Ponto.
Fui saber da China, tigresa asiática que tem uma população de mais de 1 bilhão e 300 milhões de pessoas. Resposta: a China possui 150 cursos médicos. Vai ver que a verdade chinesa está na acupuntura. Reticências…
E então, movido a discursos de Alexandre Padilha, fui saber de Cuba, paraíso com menos de 11 milhões e 300 mil fiéis seguidores dos irmãos Castro. Resposta: lá tem 25 faculdades públicas de medicina e uma escola latino-americana que matricula acadêmicos estrangeiros.
Acho até que foi lá que Lula recebeu o seu primeiro diploma de doutor honóris causa própria. Em Cuba, nada menos de 11 mil estudantes recebem diploma de médico por ano. Há controvérsias. Exclamação!
Isso quer dizer o seguinte: o povo cubano está farto de ver tanto médico pela frente. Queixou-se para Lula que falou para Dilma que mandou Padilha trazer para cá os doutores que, pela notória especialização, não conseguiram emprego na simpática e atrativa ilha de Fidel.
Ah bom, a saúde pública do Brasil agora vai. Ponto final.
RODAPÉ – Ah sim, os milhares de médicos que sobram por aqui – e para os quais o Ministério da Saúde não tem nenhuma proposta decente – não receberam nenhum convite de emprego em Cuba.

arquiteco alterado banner

 

2 Comentários leave one →
  1. Olivetti permalink
    25/06/2013 20:53

    Prezado Sampa, não sou versado no assunto, mas te digo uma coisa: quem conseguir um médico brasileiro pra morar no Mansidão ganha um prêmio. E olha que lá se paga um salario na casa dos R$ 40 mil. E não é exceção: Buritirama, Campos Alegre de Lourdes e mesmo as cidades grandes como Barreiras, onde os médicos se cartelizam e querem honorários absurdos pelos seus serviços. Tenta trazer um médico de São Paulo, ou convencer um carioca a largar a praia e chopp gelado, ou mesmo um conterrâneo pampeano seu. Os médicos estão mesmo preocupados é em manter o seu espaço e não em como vai a saúde da população. De Cuba, Portugal, India, Italia ou da Lua, precisamos de médicos e ponto!

  2. Fabiano Rinaldi permalink
    29/06/2013 17:52

    Amigo Sampa, traga um desses médicos brasileiros que você conhece para ganhar os 14,800 Reais, que com erteza nem você ganha, para minha cidade aqui em minas gerais que eu mesmo te doi 100 cabeças de boi da minha fazenda. Responda positivamente e faço o compromisso público com vc. Ps, ele tem que morar aqui por 5 anos., Traz ele, traz…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: