Pular para o conteúdo

Secretário confirma curso agrotécnico em Luís Eduardo Magalhães

12/06/2013

agrotecnia

O secretario estadual da Agricultura, Eduardo Salles recebeu, na manhã desta quarta-feira (12), a confirmação de que a Bahia terá, em Luís Eduardo Magalhães  um Centro de Educação e Excelência em Agricultura de Precisão até novembro deste ano:

 “Esse era um dos maiores anseios dos produtores da região. Eu vinha cobrando isso há muito tempo e pontuando a necessidade e importância de avançar com a agricultura de precisão, mas para isso havia a demanda de técnicos capacitados, o que será possível a partir da criação desse centro”.

O anúncio foi feito pelo vice-diretor do Instituto Federal IF Baiano, Nilton Santana, no gabinete da Secretaria de Agricultura (Seagri). “Este Centro vai capacitar 300 alunos que vão operar máquinas de precisão”, disse Nilton.  A agricultura de precisão  é um sistema de produção adotado por agricultores de países de tecnologia avançada. A partir de dados específicos de áreas geograficamente referenciadas, implanta-se o processo de automação agrícola, dosando-se adubos e agrotóxicos, por exemplo.

Na visão do secretário Eduardo Salles, que estagiou há alguns anos em uma fazenda de familiares de um produtor de LEM, em Dakota do Norte, nos Estados Unidos e já acompanhou o funcionamento do sistema, “a Bahia e o Brasil estão incipientes em relação a outros países no uso de tecnologias como esta, é preciso avançar no uso”. Com a formação, os técnicos poderão operar colheitadeiras de precisão, adubadeiras, utilizando-se das tecnologias para minimizar gastos e obter mais eficiência.

Salles conta que o IF Baiano fez uma sondagem para saber qual a melhor região onde deveria ser implantada. “Indiquei LEM pela característica de agricultura praticada no Oeste”, explicou. Em contato com o prefeito Humberto Santa Cruz, Eduardo incentivou uma conversa entre ele e os representantes do IF Baiano, que culminou com a disponibilização de um prédio em LEM com dez salas para a capacitação de técnicos. “Pretendemos começar o curso já em novembro deste ano”, disse Nilton Santana.

Aulas da UFOB começam em junho de 2014

O Prefeito e os professores

O Prefeito e os professores

Na manhã desta quarta-feira,12, o prefeito de Luís Eduardo Magalhães e a secretária de Educação, Verinha Stresser, reuniram-se com o professor Valter Bastos Cunha Filho e o professor Roberto Braganttini Portella, membros da Comissão de Implantação da Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob). O objetivo do encontro foi definir a área onde será o campus da Ufob no município e detalhes sobre o início das aulas, que está programado para junho de 2014.

A área do campus foi doada pelo município e abrange 55 hectares.

De acordo com o professor Roberto Portella, membro da Comissão de Implantação da Ufob, “Luís Eduardo Magalhães receberá significativos impactos positivos, principalmente em torno da área do campus”. Portella ainda destacou exemplos de outras Universidade no Brasil, que iniciaram da mesma maneiras que a Ufob e hoje são referência em ensino.

O campus da Universidade Federal da Bahia (Ufba), em Barreiras, dobrou o número de cursos em relação a cinco anos atrás. Essa será a tendência da Ufob em Luís Eduardo Magalhães, além de inovações com cursos para controle das demandas sociais urbanas e tecnologias em produção.

A Ufob iniciará as aulas de maneira provisória, em junho de 2014, em uma escola cedida pelo governo municipal. De começo serão 300 vagas disponíveis a cada semestre na modalidade Bacharelado Interdisciplinar (BI).

O prefeito Humberto Santa Cruz salientou que com a vinda de uma instituição de educação deste nível, a população terá a oportunidade de receber capacitação e diretamente elevará o nível técnico profissional, uma das grandes demandas municipais.

A Ufob dará ênfase inicialmente para os cursos de Engenharia da Produção, Engenharia da Computação, Engenharia Agroindustrial, Engenharia Biotecnológica e os cursos tecnólogos em Gestão do Agronegócio e Tecnologias de Controle e Automação.

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: