Pular para o conteúdo

Bahia Farm Show: um estande movido a energia solar.

27/05/2013

Um painel fotovoltaico de 9 metros quadrados, com capacidade de produzir 1.500 kw/h, vai alimentar o estande da Prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães, durante o dia, na Bahia Farm Show, feira de tecnologia agrícola e negócios ranqueada entre as mais importantes do Brasil. A mostra agrotecnológica está na nona edição e será realizada entre os dias 28 de maio e 1° de junho no município. O equipamento faz parte de um projeto de posicionamento da Prefeitura na feira que ressalta a sustentabilidade, em cada detalhe do estande.

O painel fotovoltaico foi trazido da Bélgica especialmente para a feira. Sua geração será complementada pela rede elétrica, quando esta for menor que a demanda do estande. Quando a situação for inversa (mais energia solar que a demandada), ela será compensada na rede elétrica, o que reduz o gasto com energia da rede pública. Essa é a novidade do sistema ante às placas fotovoltaicas convencionais, segundo explica Stéphane Pérée, da empresa Enersol Brasil. “Ele não armazena energia pois não tem baterias, permitindo o uso alternado entre energia solar e elétrica”, afirma. Um medidor bi-direcional vai mostrar, em tempo real, o consumo do estande, e, se for o caso, quanto está sendo demandado da rede pública.

Essa iniciativa atende às pesquisas da Prefeitura por modalidades que permitam redução dos custos administrativos da gestão pública, associada a modelos mais sustentáveis de consumo. “Nossa ideia é, conforme a normatização da legislação nacional de geração de energia, implementar um projeto semelhante nos prédios públicos do município”, adianta o prefeito Humberto Santa Cruz.

Sustentável

O objetivo da prefeitura na Bahia Farm Show 2013 é chamar a atenção de produtores rurais, estudantes da Rede Pública Municipal e visitantes em geral para a importância do respeito à legislação ambiental. O estande destaca as declarações por parte do produtor rural no Cadastro Estadual Florestal dos Imóveis Rurais-CEFIR, equivalente estadual do Cadastro Ambiental Rural (CAR), suas Áreas de Proteção Permanente, Reserva Legal e todas as atividades agrícolas implementadas na propriedade rural. As instalações da PMLEM na feira foram construídas a partir de materiais ambientalmente sustentáveis, como o eucalipto. As telhas do estande são de concreto, que não necessita de queima no processo de fabricação. Além disso, para conseguir a Certificação de Carbono Zero, através da Andaterra, a prefeitura teve de plantar aproximadamente 400 mudas de espécies nativas do Cerrado.

Topvel Spin

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: