Pular para o conteúdo

O Brasil e os jesuítas

15/03/2013

Por Victor Sena

Não deve existir no mundo um povo mais displicente com sua própria história do que o povo brasileiro. Na edição do Jornal Hoje desta quarta-feira, (14), na rede Globo de Televisão, fiquei estupefato ao ver uma matéria que dissertava sobre “Como os Jesuítas ajudaram o Brasil”. 
A matéria, claro, é fruto da escolha de um novo papa (escrito em minúsculo de propósito). Um papa argentino e jesuíta. Só me questiono se o acéfalo que produziu a fatídica matéria leu algum livro de história na vida. Pois bem, aprofundemos um pouco na história.
550 mil índios. Era só o que havia na, até então, Ilha Brasil, antes dos portugueses chegarem, com uma carrada de degredados e algumas dúzias de prostitutas. Mas, em 1549 uns tais seguidores de Jesus foram convocados para servir à Coroa na missão de humanizar índios; seres preguiçosos e sem almas. A humanização seria conseguida através da catequização e a imposição do trabalho escravo, é claro.
indios

Assim que chegaram, os jesuítas se espalharam pelo território nacional e amontoaram grupinhos de índios para catequização/escravidão. A Companhia de Jesus criou inúmeras vilas, que segundo o Darcy Ribeiro, maior antropólogo brasileiro, só serviram de demarcação de terra para verdadeiros abatedouros – palavra minha, não do professor Darcy Ribeiro – de índios. 
Vejam que quero chamar atenção não à estada dos primeiros jesuítas no Brasil, mas, sim, como nossa história é tratada.
Até hoje livros de história tratam o descobrimento do Brasil como um acidente de percurso, chamam a América do Sul de Ilha, à qual primeiro deram o nome de terra da Santa Cruz, e assim formamos uma nação de analfabetos funcionais, que são mantidos assim pela voracidade da mídia consumerista e pelas péssimas políticas públicas oferecidas pelos canalhas que governam a nação.
Se curvar diante de um novo papa, que se faz santo em alguns minutos de eleição, é totalmente aceitável. Já que não ligamos para o fato de a Igreja ter sido fiel primeiro à Colônia, depois à monarquia (ao passo que era contra a abolição da escravatura), depois à ditadura em nossas terras, por que ligaríamos para os 14 séculos de trevas que assolou o mundo? Por que questionaríamos o fato de ter sido escolhido papa um cara que colaborou com a ditadura argentina? Um cara acusado de delatar padres e civis contra a ditadura e de raptar crianças, diga-se de passagem.
Como diria o general De Gaulle, “o Brasil não é um país sério”, pessoas chegam à faculdade sem saber ler e interpretar, o país é o líder mundial no ranking de homicídios – pois é, morre mais gente no Brasil do que no Afeganistão -, e a ideia que nos é vendida é de que tudo está no caminho certo.
Senhores, peço encarecidamente que eduquem seus filhos com bons livros. A maioria das pessoas deste país só consegue pegar um ônibus se ele passar devagar, se passar muito rápido não consegue ler a linha. Somos uma nação de analfabetos funcionais, que desprezamos nossa história e por isso vivemos num futuro merda petista.

5 Comentários leave one →
  1. Cidadão permalink
    15/03/2013 15:50

    esse victor está com dor de cotovelo e fica espahando mentiras por aí. ele deve ser petralha que acredita nas mentiras inventadas pelo papagaio de pirata de Cristina Kirchner

  2. andre augusto silva permalink
    16/03/2013 8:11

    eu acho que esse cidadão é o maior revoltado do mundo. que os jovens estão saindo dos colégios e até da faculdade sem saber nada de nada isso também não é novidade e nem exclusividade dos brasileiros. agora colocar o tal Papa Chico nesso bolo e os jesuítas de 1.500 e bolinha oque muda na nossa conjuntura atual. A igreja católica perseguiu cientista e dai.. perseguiu os judeus e dai.. perseguiu os protestantes e dai…. nada mudou. Vai ficar louco agora com os jesuítas e a catequização dos índios. Vai escrever algo mais produtivo sobre o combate ao consumo de drogas, uso de armas, etc..

    • Cidadão permalink
      16/03/2013 14:37

      velha conversa fiada que a Igreja perseguiu isso e perseguiu aquilo. os seres humanos são muito mal agradecidos. quem criou as primeiras universidades que serviram de modelo para as Universidades futuras foi a Igreja Cat. quem aperfeicoou a agricultura foi os monjes medievais na sua lida no campo. os jesuitas a quem o autor do testo acima demoniza lutou pelos direitos do indigenas no brasil Colonia. vejo que vc tem a mentalidade petralha de desarmar os cidadãos de bem. não sou revoltado meu caro só não tolero injustiças. Passar bem!!!

      • Cidadão permalink
        16/03/2013 14:38

        corrigindo: texto

  3. Laurentino Louro permalink
    18/03/2013 11:22

    BOM MESMO ERA O LINDO FUTURO “SOCIOLÓGICO” DO “TUCANATO EMBONECADO”, ONDE A ONDA DE “PRIVATIZAÇÃO ENTREGUISTA”, FOI O PONTO MAIS ALTO, CONFORME GRAVAÇÕES DA POLÍCIA FEDERAL DE UMA CONVERSA ENTRE O PRESIDENTE “BICUDO” E UM DOS SEUS MINISTROS: “ESTAMOS AGINDO NO LIMITE DA IRRESPONSABILIDADE”. SEM CONTAR O ESCÂNDALO DA COMPRA DE PARLAMENTARES (R$ 250.000,OO POR “CABEÇA”) PARA APROVAÇÃO DA EMENDA DA REELEIÇÃO. REALMENTE, NOBRE HISTORIADOR, O BRASIL NÃO É UM PAÍS SÉRIO!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: