Pular para o conteúdo

Fior interpela Executivo e Legislativo sobre novos salários

17/01/2013

eder-em-barreiras-001O ex-vereador e presidente da Câmara Municipal de Luís Eduardo Magalhães, advogado Eder Fior, interpelou, através de requerimento (com fundamento na Lei Federal de Ação Popular), o Prefeito Municipal e o Presidente da Câmara sobre o processo parlamentar que redundou no aumento dos salários no parlamento eduardense.

Fior diz que um aumento como o dos vereadores, de 3.300 para mais de 8.000 reais, afronta o princípio constitucional da moralidade administrativa.

Fior foi o oitavo vereador mais votado nas últimas eleições (693 votos), mas não logrou assumir em função de que a convenção do seu partido, o PR, foi anulada pela Justiça Eleitoral em favor da terceira via. Ele ainda aguarda julgamento, pelo pleno do Tribunal Superior Eleitoral, o que deve acontecer em fevereiro, do seu processo eleitoral.

Fior diz que esta semana foi convidado pela executiva estadual do PSOL, através do seu secretário, para assumir a liderança do Partido no Município.

Eder não é conhecido pelo seu estopim longo e acredita que foi chargeado durante a campanha eleitoral. Hoje declarou que quer fazer uma oposição franca, determinada e independente ao poder Legislativo e ao Executivo.

28 Comentários leave one →
  1. Itapuan Cunha permalink
    17/01/2013 17:35

    Tudo isso é porque não se reelegeu. Caso contrário, não estaria tão nervoso, tão possesso.

    • Eder Fior permalink
      17/01/2013 21:14

      Estimado Itapuan, a quem muito respeito pela imensa capacidade e relevantes serviços prestados na imprensa de Barreiras quero dizer que sempre li e admirei seus textos. Mas, não posso concordar com seu comentário. Pois eu fui reeleito, diga-se o oitvao mais votado da cidade, de um universo de mais de 180 candidatos e agradeço a todos os meus eleitores, pois fiz uma campanha sob muita perseguição, cujos perseguidore eram do meu próprio grupo político, passei a campanha toda com pessoas dizendo que não adiantava votar em mim e mesmo assim recebi quase 700 votos. Só não tomei posse porque o Prefeito que vocês tanto defendem, – porque não o conhecem – fez manobra para derrubar a minha coligação. Mas política é assim e tem a cada dois anos. E tem mais, quem conhece minha forma de proceder saber que sempre fui combativo, tenho diversas ações judiciais contra Oziel e como vereador sempre fui atuante e combativo. Não votei nesse projeto absurdo que elevou o subsídio dos vereadores em quase 200% e esperava que o Prefeito Humberto (que se diz bastião da moralidade, o ficha limpa) vetasse o mesmo o que não ocorreu, assim, na qualidade de cidadão do município de Luís Eduardo, eleitor e advogado adotarei as providência jurídicas que o caso requer. Situação que não significa nervosismo, tampouco estar possesso, lhe garanto. Ainda tenho possibilidades de assumir minha vaga, vez que meu recurso ainda não foi definitivamente julgado e tenha certeza, dentro ou fora da câmara adotaria o mesmo expediente. Sucesso em Barreiras e obrigado pelo comentário.

  2. Aninha permalink
    17/01/2013 17:43

    Eu quero que ele lute é para melhorar o salário dos professores. Quando foi vereador não fez em prol da classe dos educadores. É uma vergonha, Luís Eduardo está entre as cidades mais ricas do Brasil.

    • Eder Fior permalink
      17/01/2013 21:24

      Estimada Aninha, trabalhei muito no meu período como vereador (de 2009 a 2012) pelos professores. Como presidente da câmara sempre antendi com esmero e estive ao lado da classe, sempre discursei a favor dos professores, sempre estive presente nos movimentos, inclusive nas greves que foram deflagradas pela categoria. Defendo que nesse país professor deveria receber mais que Juiz de Direito e sempre continuarei defendendo isso. Mas, quem tem realmente o poder para aumentar o salário dos professores é o prefeito e não o vereador. Na próxima eleição estarei candidato a Prefeito e se receber o seu voto e dos demais professores, esteja certa que não vou gastar o dinheiro público com time de futebol que trouxeram de Vitória da Conquista a preço de ouro, nem em tantos outros absurdos e certamente elevarei e muito o salário da preciosa classe dos professores.

  3. Juan Arzakº permalink
    17/01/2013 18:15

    Itapuan Sempre preciso em sua colocações..

    • Eder Fior permalink
      17/01/2013 21:27

      O Sr. Juan Machada ou sei lá se Maria Arzak não é digno de resposta mais detalhada.

      • Juan Arzakº permalink
        18/01/2013 9:46

        Risos, se é um Barato Dr.Eder, fica dica quer fazer oposição vai pro lado do Oziel, ai vamos ver se tu se elege pelo menos para sindico …rsrs

  4. manoel gabiga santos permalink
    17/01/2013 18:43

    AFINAL ELE NÃO AJUDOU A APROVAR ESTE PROJETO????ele está assim …por que não vai receber ….junto com os demais …e agora esta chorando…se estivesse lá dentro estaria ..,..CALADINHO…kkk

    • Eder Fior permalink
      17/01/2013 20:59

      Não Manoel eu não votei nesse projeto, nunca concordei com ele e está tudo registrado em ata na câmara. Tem mais eu não perdi a eleição, fui o oitavo mais votado de um universo de mais de 180 candidatos e só não tomei posse por manobras politiqueiras maldosas do próprio prefeito que fez derrubar o seu vice para me atingir porque erámos do mesmo partido. Coisas da política de curral implantada nesse município. Finalmente, se estivesse tomado posse adotaria a mesma postura pode ter certeza.

      • renato permalink
        17/01/2013 21:46

        Caro Eder, não faça com que algumas pessoas que ainda tem alguma consideração virem as costas pra vc. Todos sabemos que o prefeito não teve nada a ver com isso,e além do mais foi um dos mais prejudicados com a queda do vice,o que por muito pouco não lhe custou a reeleição. Eu acompanhei de perto tudo isso,e sei do grande esforço que o prefeito fez para segurar o seu partido PT e sei também o quanto te ajudou na sua campanha. Portanto não se vangloria pois os votos que conseguiu não foram só por seus méritos,teve muita ajuda de outros,inclusive do prefeito que vc tanto condena injustamente. Quer fazer oposição,pois faça,mas saiba que vou comentar toda vez
        Que postar saudades como estas.

      • renato permalink
        17/01/2013 21:53

        Quis dizer sandices.

  5. 17/01/2013 23:05

    Caro Renato, na verdade embora imagine não sei exatamente com qual Renato estou a debater, isso porque conheço vários. O meu nome está completo e todos sabem quem sou e onde me encontram. Creio que se trata do mesmo que esteve em meu escritório me declarando apoio, dizendo que abriria a empresa para que eu pudesse falar com as pessoas e que também por determinação do prefeito e seus asseclas acabou não honrando o compromisso e ainda votando na candidata Thais, se esse é o que diz ter consideração por mim, creio que já não sei mais o sentido da palavra consideração. Relativamente a participação do prefeito no evento que derrubou minha candidatura e do então vice, você não sabe da missa a metade. Primeiro porque só permaneci no PR porque o próprio prefeito me pediu, no dia seguinte o partido foi para o controle de Dolla, depois vários fatos sucederam, se o prefeito não é culpado Renato e nem eu sou, podemos então dizer que o prefeito é no mínimo responsável, já que a pedido dele permaneci no PR. Depois a responsabilidade do prefeito segue no instante em que colocou um incompetente para tratar dos assuntos jurídicos da eleição e do PR, que diga-se, após a queda do vice, fez questão absoluta de me prejudicar e não adotou providências que seriam indispensáveis para o êxito da questão judicial. Quanto a ajuda na minha votação, lamento discordar, de fato não foi mérito exclusivo meu, mas sim de uma equipe de pessoas que estiveram ao meu lado, amigos de verdade, pessoas sérias e que certamente não perderão consideração por mim pelo fato de exercer o meu sagrado direito, inclusive constitucional de manifestar o meu pensamento. A essa equipe serei eternamente grato e reservo o direito de não citar nomes pois logo após a posse no dia 1º de janeiro, passaram a sofrer perseguições do secretário da pasta onde alguns cumprem rigorosamente o seu papel profissional. Quanto a propalada ajuda recebida do prefeito, tenho a dizer que tudo o que recebi em campanha foi devidamente contabilizado e prestado contas à Justiça Eleitoral e está a disposição de todos para conferirem a insignificância recebida daquele que defendi, que entreguei um partido (PSDB) para que tivesse bons minutos de rádio, colei imagem em minhas placas e acreditei que realmente pudesse ser sério, mas não é, lamentavelmente. Estou a sua disposição e do prefeito, é só marcar data e hora, para debatermos todos os assuntos de campanha, se quiserem pode ser na rádio, em praça pública, onde desejarem e vamos abrir realmente tudo o que se passou na campanha. Aliás se convocado direi à justiça nos diversos processos eleitorais a que responde o prefeito, tudo que sei e tudo que vi acontecer na sua campanha “vitoriosa”. Grato pelo comentário.

    PS.: Convido Renato e todos que desejarem, para me adicionarem no Facebook é só procurar Eder Fior e eu aceito o convite, no Face estaremos eu, você e já mais de 4000 (quatro mil amigos) onde reinaugurarei importante canal de debates, propostas, informações, denúncias, etc…. Também peço vênia ao grande mestre Sampaio para convidar a todos para visitarem o meu blog: ( http://www.ederfior.com.br/b ) canal onde agora como blogueiro também passarei a postar a partir de hoje. Abração a todos!!!

    • andre augusto silva permalink
      18/01/2013 10:02

      VERDADE DOS FATOS SOBRE O PR

      No tocante ao PR acho que bastião da moralidade está sendo o zé sebastião da mentira. O PR de uma forma limpa passou para o controle de Dolla, uma vez que o prefeito Humberto saiu do PR. Em um ato caracteristico do nobre ex-vereador agiu por intermedio de seu deputado…., e com mais alguma ajuda de custo…., em uma reunião onde contou com a presença do ex-quase vice, entre outros que não merecem ser citados aqui, e de uma forma DITATORIAL, lembrando os velhos tempos do MILITARISMO(facismo), sem os atos obrigatórios e necessários fez a manobra e se colocou como PRESIDENTE DO PR, provando que a manobra não foi do Prefeito e sim do ex-vereador e se desse certo ficaria como todas as glorias. Compareu na convenção do candidato Juares de Souza (PMDB) acompanhado de dezenas de seguranças, lembrando bem os tempos do coronelismo, acompanhado de jornalista e bloguista já comunicados de antemão loucos para flaglarem alguma confusão, para desespero tanto do ex-vereador como dos bloguistas a questão foi resolvida e ganha na JUSTIÇÃ, não aqui mas em SALVADOR E BRASILIA. Portanto toda a responsabilidade tem apenas um nome ….

      • 18/01/2013 13:02

        Não conheço nenhum André Augusto da Silva, já a mim a comunidade e os leitores desse blog me conhecem. Não culpo o prefeito, se ler bem o que escrevi, verá que o prefeito foi o grande responsável pela queda do PR. Já disse um escritor: “Nem todos são culpados, mas todos são responsáveis”. A historinha relatada por ti André nem de longe corresponde a verdade. E é simples é só falar para seu patrão aceitar o meu desafio e debater comigo publicamente, onde quiser e o povo verá um “líde” frágil, que perdeu o PR por incompetência política, por falta de habilidade, por negligência, por traição partidária já que ele também era do PR e foi infiel a legenda que lhe deu o primeiro mandato. Quanto a custo para partido, seu patrão sabe bem quem compra partido, vamos falar do PSL? Lamento por sua manifestação, mas o Sr. está à serviço escrevendo fatos mendazes. Já eu posso manter minha independência e liberdade já que nunca me permiti vender minha alma para o Senhor de Engenho.

  6. Roberto permalink
    18/01/2013 7:49

    Nossa! como vc desse o nivel!!! vc agora quer colocar a culpa no prefeito por não ser eleito???? pelo amor de Deus e tem mais quem persegue os outros é vc e não p prefeito.seja sincero no que diz meu caro. e quer saber todos sabem que vc foi o mentor do aumento do salario de vereador, o povo não é besta não viu.e tem mais Sidnei, vc, e Eltinho, foi um alivio sair das costa do prefeito.

    • 18/01/2013 13:15

      Também não conheço Roberto e pela qualidade de suas palavras merece um pouco mais da minha resposta. Já disse que não culpo, mas é o grande, o maior responsável, com certeza e é só pedir para ele que estou pronto para um debate público, se ele tiver coragem é só marcar que debateremos a respeito. Quanto a salário, primeiro merece uma correção, vereador não recebe salário e sim subsídio, depois eu não vivo de ser vereador meu caro, sou advogado, atuante e vivo da minha advocacia, ao contrário certamente do Senhor. Quanto aos vereadores Eltinho, pouco conheço, mas o respeito. O vereador Sidnei é público e notório que sempre tivemos nossas divergência, mas também sempre nos respeitamos e entendo que o vereador Sidnei (o vereador mais votado da história desse município) deveria ser carregado no colo pelo Prefeito, foi o vereador Sidnei que defendeu o prefeito por quase 3 anos na câmara, foi o vereador Sidnei que deu a cara para bater nos piores momentos do governo desse Prefeito que trai e dá as costas para os que lhe ajudam. Não é o prefeito que não quer Eltinho, Sidnei e eu, somos nós que escolhemos não querer mais gente que é sem caráter.

      • andre augusto silva permalink
        19/01/2013 8:31

        E pra comentar as suas besteiras tem que ser conhecido e reconhecido por alguma coisa, ou estamos realmente num regime ditatorial, pensei que o bastião da moralidade zelasse pelo cumprimento do artigo quinto da Carta Magna. Mas voltado ao PR, por que o nobre ex-vereador ficou na presidência do PR??? Foi candidato apoiando Humberto se todo o restante dos candidatos do PR apoiavam oficialmente outro candidato??? Contra fatos (e provas) não existem argumentos acho que realmente caso queira escrever suas inverdades sem qualquer tipo de oposição deverá escrever la no seu blog. E mais não estou a serviço a serviço de ninguém somente da verdade.

      • Roberto permalink
        21/01/2013 0:24

        Hummmmmm…agora vc vem defender o Sidinei???? e não foi vc mesmo que humilhou e acusou ele até de pedófilo?// o Sr. seu Eder..é arrogante e gosta de pisar nas pessoas…e agora tá por baixo..hummmm….vc afundou-se..

  7. Paulo Jose da Silva permalink
    19/01/2013 9:33

    Como disse o Editor do Blog,Fel amargo da Derrota. Deve doer! Concorda Dr.Eder? agora vai doer mesmo e ver Fabio Lauck prefeito daqui 4 anos.. ai vai azedar deves

  8. Joao Tavares permalink
    19/01/2013 9:41

    Não percam tempo falando do Eder. É um desesperado. Tem gente que lamenta sua queda sim, mas a maioria comemora. É o fim de um político vaidoso, orgulhoso, prepotente, arrogante, com traço tirânico. Não poderia ser diferente. Ficará no limbo.

    Ir para o PSOL será o último movimento político. Suicídio. Lá na frente, perderá a legenda e culpará alguém, como de praxe. Me causa surpresa o fato do PSOL dar guarida a agentes que se adequariam perfeitamente ao núcleo duro da ARENA.

    • 19/01/2013 11:56

      Sr André, você perguntou porque fiquei no PR? Pois lhe respondo, fiquei no PR a pedido do seu prefeito, sujeito sem caráter. Porque fiquei na presidência, porque depois da operação tartaruga do seu prefeito para retomada do partido não havia mais ninguém no partido em condiçöes de assumí-lo e mais uma vez sobrou para mim. Porque permaneci até o fim da campanha ao lado do seu prefeito? Porque posso ser acusado de tudo, como esta dizendo o João (prepotente, arrogante…….) mas não posso ser acusado de ser desleal, já o sem caráter do seu prefeito já fez isso com Oziel que o elegeu, fez isso com Jusmari que o projetou e o indicou, fez isso com o vereador mais votado dessa cidade e que lhe defendeu e comigo também não foi diferente. Ah e você pode ser o próximo tá! Sr. André aqui ou no meu blog eu não fujo de um bom debate e admiro e respeito opiniões contrárias, desde que eu possa emitir a minha. Fica com Deus!

      • andre augusto silva permalink
        21/01/2013 13:07

        Acho que você é um sujeito muito ingrato, uma vez que foi secretario e indicou secretários além de ter recebido outros cargos mais na prefeitura para depois vir com essa pose de intocável. Acorda Eder Fior, tua votação foi conta dos cargos que você tinha na prefeitura e na câmara onde toda a estrutura montada por voc~e foi mantida pelo seu sucessor, inclusive os memso prestadores de serviços, os mesmos contratados as mesmas empresas que além fazerem as obras da câmara também reformaram mansões no jardim paraíso e escritório no centro da cidade…

    • 19/01/2013 12:08

      Sr. Joao Tavares, é o seguinte, opinião cada um tem a sua. Respeito que essa seja sua visão a meu respeito, mas quando conhecer a verdadeira face do seu prefeito, mudará sua visão a meu respeito. Pena que estou em desvantagem porque não lhe conheço e portanto não posso emitir a minha opinião a seu respeito. Quanto ao PSOL estou conversando sim com seus dirigentes, pode ser que aconteça nossa filiação ou não. Também converso muito com meu amigo e irmão Gringo dirigente do PV e estamos juntos para o que der e vier. Na verdade, pretendo e lhe convido, vamos iniciar um grande trabalho de base, desde já, construir pontes, fiscalizar os absurdos que estão ocorrendo nesse município como fiz como vereador (mesmo sendo arrogante, prepotente….)

      • Joao Tavares permalink
        19/01/2013 17:42

        Que ótimo, Dr.Eder, só o fato de você dizer que respeita a visão alheia já é um grande avanço.

        Não diga o que voce não fez. Voce não fiscalizou. Pensou em todo momento no seu umbigo, no seu projeto político. De fato, traíra você não teve coragem de ser, nunca se vinculou “contrário” a Humberto, a Oziel, a Jusmari…

        Dentro da Câmara pouco produziu. Se aliou a Geraldo Morais, Cristina Cross, para farejar os feitos do Cabo Carlos, presidente fiel a Humberto.

  9. Nilson permalink
    19/01/2013 11:22

    Juan puxa saco em todos os comentários.

  10. Roberto permalink
    19/01/2013 13:22

    Será que esse ex vereador sabe que o lugar de se lamentar é em Israel?????

    • Joao Tavares permalink
      20/01/2013 1:21

      O melhor é desejar ao Dr.Eder seguir confiante. Esperamos que consiga construir aquilo que propõe. Boa sorte.

  11. APOSTOLO WASHINGTON ABRANTES OLIVEIRA permalink
    25/01/2013 20:07

    SEM DUVIDA ALGUMA, ESTE AUMENTO ABSURDO USURPADO ” LEGALMENTE” PELOS VERIADORES, SÓ REVELA A CONCLUSÃO QUE O POVO BRASILEIRO E EM ESPECIAL O POVO TRABALHADOR DE LEM CHEGOU SOBRE OS POLITICOS EM NOSSA NAÇÃO. CORRUPÇÃO GENERALIZADA, VALORES INVERTIDOS, DIFICILMENTE ENCONTRAMOS ALGUÉM QUE NÃO SEJA VENDAVÉL … POR MAIS QUE QUEIRAMOS ACREDITAR NUMA ADMINISTRAÇÃO, LOGO BOMBAS DESTE TIPO COMEÇA SURGIR E AI SÓ NOS RESTA ESPERAR O PRÓXIMO PLEITO QUANDO O CIDADÃO INTELIGENTE ATRAVÉS DO SEU VOTO TENTARÁ MUDAR ESTE QUADRO. NÃO HÁ A MESMA DIPOSIÇÃO PARA AUMENTAR O SALARIO MINIMO, OS SALARIOS DOS PROFESSORES E DE OUTRAS CLASSES QUE DE FATO MERECEM. QUERO PARABENIZAR O DR EDER FIOR E ME DISPONIBILIZAR PARA ERGUER EFICASMENTE ESTA BANDEIRA. QUERO LEMBRAR QUE NUMA CIDADE AQUI NO BRASIL ESTE FATO ACONTECEU E UMA MOBILIZACÃO POPULAR FEZ COM QUE OS VERIADORES RETROCEDESSEM , ENTÃO VALE APENA NOS MANIFESTARMOS COM VEEMÊNCIA.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: