Pular para o conteúdo

Vem aí o final da Expedição Safra

14/01/2013
O MATOPIBA recebe a expedição safra no final da colheita

O MATOPIBA recebe a expedição safra no final da colheita

A Expedição Safra retoma suas atividades a partir do dia 16 de janeiro. O projeto que realiza um levantamento técnico-jornalístico da safra de grãos há sete anos, pega a estrada novamente para confirmar as estimativas levantadas até agora de que o Brasil irá produzir mais 82 milhões de toneladas de soja e quase 36 milhões de toneladas de milho verão no ciclo 2012/13.

A primeira parada das equipes será em Palmeira-PR, nos Campos Gerais, na quarta-feira com a realização de um evento para produtores da região na fazenda Agripastos, do produtor Nonô Pereira, conhecido como um dos pioneiros do plantio direto no Brasil.

Em seguida, técnicos e jornalistas irão percorrer as principais regiões produtoras do estado do Mato Grosso do Sul. O roteiro continua pelo Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, onde a Expedição participará do Show Rural Coopavel, em Cascavel.

Uma segunda equipe irá ainda mais longe. Depois de um giro pelos principais polos de produção de soja de Mato Grosso, seguirá para Porto Velho, Rondônia, para conhecer in loco como funciona o porto instalado na capital do estado. A unidade é de extrema importância para o escoamento da soja produzida pelos mato-grossenses, por lá são transportadas cerca de 3 milhões de toneladas da oleaginosa para o mercado internacional. A carga chega pela rodovia e segue por hidrovias, em barcaças pelo rio Madeira.

A mesma equipe ainda visitará produtores e lideranças do setor em municípios do Mato Grosso e em fazendas na divisa do estado com o Pará. O roteiro termina no Vale do Araguaia, no município de Canarana, com a realização da primeira etapa do Rally Ceagro/Expedição Safra.

Até o final da colheita as equipes do projeto ainda irão percorrer os estados do Sudeste, a região do MaToPiBa, formada por Maranhão, Tocantins, Piuaí e Bahia, que é considerada a nova fronteira agrícola brasileira e deve produzir 8,5 milhões de toneladas de soja.

O roteiro inclui ainda visita a produtores de grãos do Paraguai e Argentina, onde será realizado um dos eventos técnicos, além da viagem para a Índia, última parada da Expedição Safra no ciclo 2012/13.

Rally

No dia 31/01 será realizada em Canarana (MT), a primeira etapa do Rally Ceagro/Expedição Safra. O evento possui um formato diferenciado, sendo um dia de campo itinerante. Durante o dia todo, produtores, técnicos, cooperados e representantes do setor irão percorrer lavouras da região onde irão conhecer as novidades da cadeia produtiva. A programação começa com uma palestra técnica.

Até o final do ciclo 2012/13 serão realizadas outras três etapas do rally, em Goiatuba – GO, Guaraí – TO. Ultima que será promovida em dois dias, nos municípios de Bom Jesus – PI e Balsas – MA.

Sobre a Expedição Safra

Na estrada desde o ciclo 2006/07, a Expedição Safra realiza um levantamento técnico-jornalístico da produção de grãos da América do Sul à América do Norte. A sondagem periódica ocorre em 14 estados brasileiros, mais as regiões produtoras dos Estados Unidos, Paraguai e Argentina. Para ampliar a discussão de mercado, nas últimas duas safras os técnicos e jornalistas estenderam o trabalho de campo com incursões à Europa (Alemanha, Holanda, Bélgica e França) e China. E, nesta temporada, desembarcam na Índia. Desenvolvida pela Gazeta do Povo, do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCom), na edição 2012/13 a Expedição conta com apoio técnico da Federação da Agricultura do Paraná (Faep), Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar), Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e Toyota e apoio institucional do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), com patrocínio do grupo Ceagro/LosGrobo, Governo do Paraná, New Holland, Caixa, UPL/DVA, Intacta RR2 PRO e Seara. Mais informações: www.expedicaosafra.com.br.

 

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: