Pular para o conteúdo

Barreiras terá pista maior que Porto Alegre

14/01/2013
Salgado Filho: pista menor que a de Barreiras.

Salgado Filho: pista menor que a de Barreiras.

O Aeroporto Salgado Filho, de Porto Alegre, é o principal  da região Sul do Brasil, com o maior número de aeronaves e passageiros (72.614 aeronaves de janeiro até outubro de 2012 e 7.834.312 de passageiros em 2011), a frente do Aeroporto Internacional de Curitiba (72.221 aeronaves de janeiro a outubro de 2012 e 6.969.484 passageiros em 2011).

Em 2011, o Aeroporto Salgado Filho foi o terceiro aeroporto brasileiro em número de passageiros internacionais transportados, ficando atrás apenas dos aeroportos de Guarulhos em São Paulo, e do Galeão, no Rio de Janeiro.

Pois bem, agora vejam que absurdo: a nova pista do aeroporto de Barreiras, que recebe dois vôos por dia, vai ter 2.300 metros, 20 a mais que o aeroporto de Porto Alegre, que tem 2.280 metros. Barreiras terá também pista maior que os aeroportos de Ilhéus (1.557 metros) e de Porto Seguro (2.000 metros), onde o número de vôos chega a ultrapassar o número de 80 nos finais de semana. 

De onde se denota que planejamento e estabelecimento de prioridades em infraestrutura no Brasil são peças de ficção.

10 Comentários leave one →
  1. Ernesto Sabino de freitas permalink
    14/01/2013 13:11

    Sampaio, nem sempre o comprimento da pista de um aeroporto guarda necessariamente uma relacao com o fluxo de aeronaves. Em ilhéus sabemos que esta no limite da extensão possível. Em Porto Alegre pesquise se há possibilidade ou não de extensão. Em caso afirmativo, a questão e política e lerdeza dos gaúchos.

    Nota da Redação:
    Ernesto: nem todos os gaúchos são boca-abertas como você imagina ou gostaria que fossem. Veja os links: <a href="http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/economia/noticia/2012/10/ampliacao-da-pista-do-salgado-filho-fica-para-depois-da-copa-

    http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2012/03/ampliacao-do-aeroporto-de-porto-alegre-deve-ser-adiada-mais-uma-vez.html

    Trata-se do terceiro aeroporto do País, não do quinto ou sexto da Bahia. Insisto que os 55 milhões seriam mais bem empregados em outras obras da infraestrutura aérea do País. Como um T.A.M. em Porto Seguro, radar local que foi instalado para as comemorações dos 500 anos e desinstalado no outro dia.

  2. Narciso Junior permalink
    14/01/2013 13:15

    Isso é o que estão prometento!…. vamos ver o resultado final.

  3. Alex Braga permalink
    14/01/2013 14:02

    Os aeroportos elencados estão todos no nível do mar, ou bem próximo disso. Isso da as aeronaves maior sustentação e consequentemente exigem menor espaço de decolagem. O de Barreiras esta próximo dos 800 metros com baixa umidade do ar, o que exige maior extensão de pista. Outro dado, Barreiras tem espaço para uma pista grande, nao exige indenizações. Fica mais barato e possível.

    Nota da Redação:
    Não é só a altitude que está relacionada com a potência de jatos e motores a pistão. Também a temperatura do ar, que em Ilhéus e Porto Seguro pode ser igual ou até maior que a de Barreiras. O aumento da pista é desnecessário para o tipo de operação que está prevista para a próxima década. É política, sim, e não é da melhor qualidade.Muito mais útil seria a instalação de um radar local e de uma torre de comunicação.

  4. Joao permalink
    14/01/2013 14:39

    Carlos Sampaio.
    Para operação de aviões na classe requerida, a extensão das pista, a ser licitada, é necessária, diante das normas de segurança vigentes.
    Além do mais, ficará mitigado um dos grandes gargalos da complicada logísitica regional.

  5. Andrade permalink
    14/01/2013 15:12

    A opinião do blogueiro é sempre a melhor parte das notícias postadas aqui, e “de vez em sempre” me fazem rir!

    Pq questiona tanto a maioria das obras de relevância que aportam em Barreiras? Pelo visto você é mais um forasteiro com residência na cidade vizinha, que se acostumou muito mal em fisgar as péssimas notícias referentes à nossa Barreiras na administração desastrosa de Dona Jú.

    Os mais de 3.000 metros de comprimento da pista de LEM está bom para você? Pq não compara esses 3.000 metros com os poucos metros da sua querida capital POA? Barreiras é o pólo regional de todos o setores para mais de 250 mil habitantes, portanto merece o investimento graças a essa demanda.

    Pq não noticiaram sobre o shopping quando fora lançado? Que diabos de falta de parcialidade com os interesses alheios é esse?

    bem fraquinho esse microblog. Estarei sempre aqui dando um ibopezinho para vocês e rindo sempre que possível! Grande abraço!

    Nota da Redação:
    “Falta de parcialidade”? Que tipo de bicho estranho é esse?
    Já foi iniciada a obra do shopping?
    O aeroporto de Luís Eduardo Magalhães tem 2.000 metros e projeto futuro para expansão até 3.050 metros, com claros objetivos de embarque de cargas.
    Não dê seu “ibopezinho”. Precisamos de leitores com uma certa qualificação.

    • Andrade permalink
      14/01/2013 16:12

      Sinceramente eu não achei que iria responder a minha mensagem, ganhei o dia.

      Geralmente você é sempre irônico e desqualifica opiniões como a minha. Tenha mais respeito com o seu leitor. Seus colaboradores irão adorar saber que é assim que trata o público alvo no seu espaço. Enfim.

      O shopping nem ao menos foi noticiado aqui.

      O aeroporto Internacional de Cargas de Luis Eduardo deve sair com as medidas exigidas para as operações desse nível e será de suma importância para a região oeste.

      O valor já está empenhado no orçamento da União e prevê (Ampliação e reforma da pista, construção de novo pátio de estacionamento de aeronaves, acesso interno, seção contra incêndio (SCI), balizamento noturno, sinalização horizontal e ampliação da cerca do Aeródromo).

      Coloque uma coisa na sua cabecinha qualificada;
      * Cada cidade tem o desenvolvimento que merece *

      Portanto, é meio embaraçoso achar que alguém que mora numa cidade tão desenvolvida consegue questionar uma obra que irá destravar a logística no interior do estado. Isso sim que é olhar apenas para o próprio umbigo.

      Na parte em que você diz que o aeródromo de BRA possui apenas 2 voos diários, leve em conta que esses seu cálculo de apenas um dígito são as operações atuais. Na parte em que você diz que isso é falta de planejamento e prioridades, demonstra o seu real conhecimento sobre a importância de Barreiras para a aviação regional de passageiros. Outro abraço!

  6. Lobo permalink
    14/01/2013 18:29

    Não entendi o comentário. Quando tomamos conhecimento do crescimento da aviação regional, inclusive com incentivo governamental, somos surpreendidos com opiniões que não levam em conta o planejamento para necessidades crescentes, atuais e futuras, ou será razoável reformar-se a pista agora e então esperar o aumento de novos vôos, possíveis e prováveis, pela ampliação e mais adiante ter que reformar novamente?
    O que tem a ver o tamanho da pista do aeroporto de Porto Alegre com a reforma do aeroporto de Barreiras? Nada. Estranho seria uma reforma que não levasse em conta uma margem de segurança para crescimento da aviação na região Oeste, incluindo-se possível uso de aeronaves maiores como A319 e A 320.

  7. 14/01/2013 19:25

    vc e uma figurinha sampaio

    • Teca permalink
      15/01/2013 8:40

      Concordo plenamente, que o Sampaio e uma figurinha e querida, risos.

  8. Teco amigo da Teca permalink
    17/01/2013 15:57

    Bota Querido nisso, a cidade inteira adora voce Sampaio.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: