Pular para o conteúdo

Terça-feira, aberto cadastro para doação de medula óssea em Luís Eduardo

07/12/2012

 

A atriz Drica Moraes venceu uma leucemia - câncer que atinge as células sanguinea e que tem origem na medula óssea. Ela foi diagnosticada em fevereiro de 2010 e, em junho, foi hospitalizada para a realização de um bem sucedido transplante de medula óssea.

A atriz Drica Moraes venceu uma leucemia – câncer que atinge as células sanguinea e que tem origem na medula óssea. Ela foi diagnosticada em fevereiro de 2010 e, em junho, foi hospitalizada para a realização de um bem sucedido transplante de medula óssea.

O transplante de medula óssea é a única esperança de cura para muitos portadores de leucemia e outras doenças do sangue. Em Luís Eduardo Magalhães, uma campanha para a doação acontece nesta terça-feira, 11/12, a partir das 14 horas no CAPS I Gislaine Gado, localizado na Rua São Francisco, número 926, no Mimoso II.

Qualquer pessoa entre 18 e 55 anos com boa saúde pode participar. Na terça-feira será feito um cadastro com dados pessoais e a coleta de uma amostra de sangue de 5 ml para testes, feita pelo Hemoba de Barreiras. Os testes determinam as características genéticas que são necessárias para a compatibilidade entre o doador e o paciente.

Como é feito o cadastro e a doação

Transplante de Medula Óssea é a única esperança de cura para milhares de portadores de leucemias e outras doenças do sangue.

Qualquer pessoa com boa saúde entre 18 e 55 anos poderá doar Medula Óssea. Ela é retirada do interior dos ossos através de punções e, em apenas 15 dias, a sua medula estará recomposta.

Tudo seria muito simples e fácil se não fosse o problema da compatibilidade entre as medulas do doador e do receptor. A chance de encontrar uma medula compatível pode chegar a uma em um milhão. Por isso, são organizados Bancos de Doadores de Medula Óssea, cuja função é cadastrar pessoas dispostas a doar. Quando um paciente necessita de transplante, esse cadastro é consultado. Se for encontrado um doador compatível, ele será convidado a fazer a doação.

O transplante é feito com uma transfusão de sangue. Em poucas semanas, o pequeno volume de medula óssea doada se multiplica e reconstitui a medula doente.

Para o doador, o transplante será apenas um incômodo passageiro. Para o doente, será a diferença entre a vida e a morte.

O Instituto Nacional do Câncer é o responsável pelo REDOME – Cadastro Nacional de Doadores de Medula Óssea para Transplante – o maior cadastro de doadores de medula óssea do Brasil.

4 Comentários leave one →
  1. Marialvo permalink
    07/12/2012 16:41

    É como uma doação de sangue?

  2. marcos Aurélio de lima permalink
    09/12/2012 9:36

    na minha opinão é importante fazer uma divulgação através de panfleto explicativo,rádio,e blog,para melhor informação aos doadores

  3. Mario Machado permalink
    11/12/2012 0:31

    Acessem esta página do INCA e descubram um pouco mais sobre doação de medula óssea é fantástico. http://www1.inca.gov.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: