Pular para o conteúdo

Geração de energia eólica dá o seu grande salto

30/11/2012

eolica6A energia eólica continua monopolizando os leilões de energia que estão sendo realizados pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE). Segundo divulgou hoje (30) a empresa, dos 525 habilitados a participar  do Leilão de Energia Nova, que será feito no próximo dia 14 de dezembro, 484 são empreendimentos que prevêem a geração de energia elétrica a partir dos ventos. O Leilão A-5 objetiva suprir a demanda projetada das empresas distribuidoras para o ano de 2017. Os 525 projetos com habilitação técnica para participar da licitação envolvem a geração de 14.181 megawatts (MW) .

Segundo a EPE, a fonte eólica apresenta o maior número de usinas habilitadas para licitação, com 484 empreendimento e sítios de geração por meio dos ventos, com capacidade total de 11.879 MW.

Só como referência, a capacidade máxima de geração de energia de Itaipu, em suas 20 turbinas, é de 14.000 MW. Portanto, os 11,8 GW que a energia eólica – a geração de menor impacto ambiental – vai gerar são equivalentes a 85% de Itaipu. Os investimentos em eólica devem chegar a R$40 bilhões até 2020.

Hoje custo da energia eólica só é mais caro que os das grandes hidrelétricas, mas não se leva em conta nesse cálculo o grande impacto ambiental e social dos grandes barramentos.

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: