Pular para o conteúdo

Quem ganhou, quem perdeu no Oeste baiano

11/10/2012

O jornalista Fernando Machado, o maior expert em política regional, faz uma grande análise sobre os resultados das urnas.

João Leão

Quem sai literalmente fortalecido das urnas na região Oeste é o deputado federal João Leão (PP) que, além de ter vencido em Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e Angical, também reelegeu seu candidato em Barra e prestou auxilio em Cristópolis. As derrotas em Santa Rita de Cássia, Formosa do Rio Preto e Santana não foram sentidas do ponto de vista eleitoral.

Jusmari Terezinha

Apesar da derrota em Barreiras e Luís Eduardo Magalhães, o grupo político da prefeita Jusmari Terezinha saiu da disputa eleitoral deste ano fortalecido, ou pelo menos vivo. Com considerável capital eleitoral em Barreiras, Jusmari venceu em Riachão das Neves, Baianópolis, Brejolândia e Ibotirama, além de ter contribuído fortemente em Formosa do Rio Preto, Canápolis e Catolândia. A depender da manutenção destas alianças, Terezinha terá ainda muita “lenha para queimar”.

Zito Barbosa

Mesmo sendo derrotado em Barreiras e Brejolândia, o ex-prefeito de São Desidério se despediu da disputa com o nome consolidado e com respeitável capital político na maior cidade da região. A vitória do seu sucessor em São Desidério provou a força política dos Barbosa no município.

Marcelo Nilo
Declarado candidato a governador em 2014, o deputado estadual Marcelo Nilo (PDT) sai das eleições deste no Oeste do mesmo tamanho que entrou. Perdeu em Riachão das Neves, Angical e Cocos, porém venceu em Formosa do Rio Preto, Cristópolis e Canápolis.

Otto Alencar

O atual vice-governador da Bahia Otto Alencar não tem muito a comemorar pela banda esquerda do rio São Francisco. Otto perdeu partidariamente em Barreiras, Riachão das Neves, Mansidão e Baianópolis. Venceu em São Félix, Cotegipe, Buritirama e Santana.

Augusto Castro

Um nome que ouviremos muito na região é o do deputado estadual Augusto Castro (PSDB). O jovem parlamentar participou diretamente das eleições na região e saiu vencedor nos municípios de Santa Rita de Cássia, Mansidão, Jaborandi e Correntina.

PMDB

A sigla que tem na Bahia a liderança do ex-ministro Geddel Vieira Lima, ganhou a disputa em quatro cidades da região: São Desidério, Wanderley, Mansidão e Santa Rita de Cássia. Se estes prefeitos eleitos mantiverem alinhamento politico com a legenda, Geddel – em companhia do deputado federal Artur Maia – terá papel importante no Oeste com vistas à sucessão estadual.

PT

Partido que mais prefeitos elegeu no último domingo na Bahia, o PT avançou muito também na região Oeste. Perdeu em Wanderley, mas por outro lado venceu em Santa Maria da Vitória, Ibotirama, Serra Dourada, Carinhanha, Muquém do São Francisco e Catolândia. Destes prefeitos eleitos, somente o de Santa Maria e Carinhanha são genuinamente “prata-da-casa”. Os demais migraram de outras agremiações e mantém relações eleitorais com diversos líderes políticos do próprio PT, bem como de várias outras agremiações.

Antonio Henrique

Quanto ao prefeito eleito de Barreiras, Antonio Henrique, não acredito que fará política regional com disposição de tempos atrás, até porque já declarou publicamente que não concorrerá à reeleição, por isso não deve sacar da cartola um postulante a deputado. Antonio deve se juntar ao prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Humberto Santa Cruz, ambos do PP, e trabalharão conjuntamente um nome de consenso que deve ser escolhido entre os vários associados da AIBA – principal braço financeiro das campanhas eleitorais na região.

4 Comentários leave one →
  1. 11/10/2012 18:52

    e PARATINGA caro editor? la quem ganhou foi o 11 tambem.a cidade é pequena mas é uma das mais velhas do oeste.

  2. 12/10/2012 0:52

    Caro “jm”,
    Paratinga está localizada na margem direita do rio São Francisco. No texto tratamos especificamente dos municípios situados na margem esquerda, salvo o caso de Ibotirama por se tratar da vitória do grupo político da prefeita Jusmari na cidade. Lá, em Paratinga, apesar do prefeito eleito Zequinha pertencer ao PP, ele recebeu vários apoios importantes, dentre estes cito o do deputado federal Arthur Maia, que é membro do PMDB.
    Abraços!

  3. gerson permalink
    12/10/2012 8:51

    todo mundo ganha.só as cidades perdem.urge que se reforme a legislação eleitoral.ou então pudesse o supremo golpear o congresso e alçar joaquinzão á condição de presidente.o cancro é lá em cima e não aqui na base.oxente ,não é?

  4. 12/10/2012 20:56

    Caro Fernando,

    Gostaria de saber a sua opinião sobre a eleição em Formosa do Rio Preto, afinal o resultado deu ao candidato eleito uma margem muito pequena em relação do segundo colocado.

    Grata,

    Marilene Martins

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: